Acidentes de moto sobrecarregam atendimento no Hospital de Presidente Dutra.



Os excessos decorrentes das festas de fim de ano foram responsáveis pelo crescimento da demanda registrada no Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram ao todo 142 atendimentos, que resultaram em internações, entre os dias 31 de dezembro de 2011 e 1º de janeiro de 2012, de pacientes oriundos de 33 municípios maranhenses, além dos estados de Goiás e da Bahia. A grande maioria deles se envolveu em acidentes de moto, ocorrência que ocupa a maior parte dos leitos de UTI do Hospital de Presidente Dutra, durante o ano inteiro.

Para verificar de perto a situação do Hospital, referência para a região de Presidente Dutra, uma equipe da Superintendência de Acompanhamento da Rede de Serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) deslocou-se para o município. Com a superlotação, a direção da unidade precisou intensificar o atendimento.

Outros setores, como as salas de pequenas cirurgias, de observação e a sala vermelha, também receberam macas para acomodação dos pacientes, o que significou o improviso de 17 leitos extras. Com a sobrecarga, foi reforçado o fornecimento de material e insumos para atendimento no local. A equipe de profissionais, sobretudo médicos e enfermeiros, manteve o plantão 24 horas, garantindo assistência a todos que procuraram o hospital.

“Acompanhamos um caso muito difícil e delicado, que foi de uma paciente grávida, que se acidentou de moto em Bacabal, teve traumatismo craniano e acabou dando a luz no hospital. Foi uma situação dramática”, relata a médica Socorro Bispo, gestora da Rede de Serviços da SES. Ela, a enfermeira Bernadete Ferreira e o engenheiro Antônio Gualberto Belo, da Superintendência de Engenharia Clínica, fizeram a visita ao Hospital de Presidente Dutra.

Com 112 leitos de internação, o Hospital de Presidente Dutra mantém uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 12 leitos, além de quatro salas do centro cirúrgico e outra sala de recuperação pós-operatório, com seis leitos. Existem ainda enfermarias divididas nas áreas de clínica médica, ortopedia, cirurgia e pediatria.

Por conta do número elevado de acidentes de moto, formou-se fila para o centro cirúrgico e para a UTI do Presidente Dutra. Dos 142 atendimentos dos últimos dois dias do ano, 69 pacientes receberam indicação para cirurgia geral e ortopédica, e de buco-maxilar. A maior parte deles, um total de 48, é residente em Presidente Dutra. Segundo o diretor geral da unidade, Osnir Lima, a grande demanda de acidentados de moto dando entrada no hospital não chega a ser nenhuma surpresa.

“Durante todo o ano, recebemos muitas pessoas com traumas decorrentes de acidentes envolvendo motos. O que chama atenção é que desta vez e por conta do consumo elevado de bebidas alcoólicas nas festas de fim ano, produzimos estatísticas ainda mais alarmantes”, relata, completando: “a demanda das festas de fim de ano foi bem maior em 2011. Embora sejamos referência para muitos municípios dessa região, nunca precisamos acomodar os nossos pacientes nos corredores”.

Natal

Além da virada do ano, o Hospital também se recupera do intenso movimento registrado entre os dias 24 e 25 de dezembro de 2011. Nestes dois dias, 137 atendimentos, que resultaram em internações, foram registrados, sendo 77 encaminhados para procedimentos cirúrgicos. Pessoas que moram em 35 municípios do Maranhão deram entrada na unidade. E até um morador do município de Paraopeba, em Minas Gerais, também foi atendido no hospital de urgência e emergência.

Para Socorro Bispo, se não fosse a equipe e a estrutura oferecida, o hospital não teria conseguido atender a demanda. “Tanto no Natal quanto no Réveillon, o movimento foi intenso. Estávamos com a equipe de plantonistas toda presente. Trabalhamos com o suporte de dois clínicos gerais, dois pediatras, dois ortopedistas, dois cirurgiões gerais, um neurologista e um anestesista”, disse.

Familiares e parentes de pacientes, embora lamentando a demora no atendimento, afirmavam entender a lentidão. Foi o caso de Kailane da Silva Mendes, de Peritoró. Ela estava acompanhando o tio, que se acidentou de moto. “Já estou esperando mais de seis horas por uma cirurgia, mas vejo que não tem outro jeito. Os médicos estão sobrecarregados, mas nos atendem bem”, destacou.

Também se encontrava em uma maca no corredor José Rodrigues da Silva, de São José dos Basílios. Outra vítima de acidente de moto, ele era um dos muitos pacientes aguardando leito para se submeter a uma intervenção cirúrgica. “Já fui medicado e já fiz alguns exames. Agora estou esperando a cirurgia”, contou ele, que saia de uma festa de réveillon no interior onde mora quando se envolveu no acidente de trânsito.

Fonte: JP

2 Comentários " Acidentes de moto sobrecarregam atendimento no Hospital de Presidente Dutra. "

  1. Anônimo says:

    SE NÃO FOSSE O SOCORRÃO MUITAS GENTE JÁ TINHAM MORRIDO O ATENDIMENTO DE LÁ É ÓTIMO, TEM QUE TER PACIENCIA PORQUE OS MÉDICOS DE LÁ BONS PROFISSIONAIS.

    obrigado o reconhecimento isso nos alegra...

Postar um comentário