O programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, encaminhou 37 profissionais para atuar em 12 municípios maranhenses e seis distritos indígenas do Estado. O grupo chegou a São Luís na madrugada do último domingo (15). A infomação é da Secretaria de Comunicação (Secom).

Esta semana, os médicos passam por treinamento de ambientação realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Praia Mar Hotel, onde devem ser repassadas informações como a situação atual da saúde no Maranhão e planos nacional, estadual e municipais de saúde; política nacional de atenção básica e as estratégias em curso no Estado e municípios; sistemas de informação e regulação; funcionamento e funções do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e das Comissões Intergestores Regionais (CIR) e Bipartite (CIB); participação e controle social; processo de regionalização da saúde no Estado; e implantação das redes de atenção à saúde.

Na sexta-feira (20), os médicos visitam unidades básicas de saúde e compartilham suas experiências profissionais anteriores. A jornada de trabaho começa na próxima segunda-feira (23).

Segundo a SES, 35 dos 37 médicos estrangeiros contratados pelo Ministério da Saúde são cubanos. Um é venezuelano e o outro é do México.
Veja a lista de municípios maranhenses que vão receber profissionais do programa ‘Mais Médicos’:

Altamira do Maranhão – 2
Amarante do Maranhão – 3
Arame – 3
Buriticupu – 3
Chapadinha – 6
Coroatá – 2
Monção – 2
Santa Helena – 2
São José de Ribamar – 2
Serrano do Maranhão – 2
Urbano Santos – 2
Vargem Grande – 2
Distritos Indígenas – 6

Do G1 MA