Deputados refazem planos após TSE rejeitar registro da Rede.






Parlamentares que se filiariam a partido de Marina decidem para onde vão.
TSE negou registro à Rede e impediu legenda de concorrer em 2014.

 

Deputados que iriam se filiar ao Rede Sustentabilidade já começaram a pensar em mudança dos planos depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou na noite desta quinta-feira (3) o pedido de registro da sigla.

Os ministros entenderam que o partido pelo qual a ex-senadora Marina Silva pretendia se candidatar à Presidência em 2014 não cumpriu o requisito para obter o registro: validar 492 mil assinaturas necessárias para sua criação.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA), que iria se filiar à Rede, disse que agora irá aderir ao Solidariedade, partido recém criado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SP).

“Vou para o Solidariedade. É o jeito não é? É lamentável que o registro da Rede tenha sido rejeitado. A democracia manca. A Rede é mais conhecida do que mais da metade dos partidos hoje”, afirmou.

Já o deputado Reguffe (PDT-DF), que assistiu à sessão do TSE ao lado de Marina e de outros aliados da Rede, disse que, diante da decisão do tribunal, permanecerá no PDT.

“Eu pessoalmente estou muito triste com o resultado. Gostaria de ver algo diferente na política desse país. A política deveria ser uma questão de idéias e não de cargos. Diante disso, vou ficar aonde eu estou”, disse.
Para Reguffe, a Justiça Eleitoral “errou” ao negar o registro a Rede. “Houve um erro da Justiça Eleitoral em rejeitar 95 mil assinaturas. Não me parece de democrático alguém com 20% da opinião pública não poder se candidatar. Eleição deveria se dar na urna e não no tapetão, não no tribunal.”

Já o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) disse que vai aguardar Marina Silva decidir se ingressará em outro partido para concorrer à Presidência em 2014.

“O passo seguinte é a Marina decidir se vai se candidatar à Presidência por outro partido. A partir disso, vamos tomar a decisão. Amanhã vai ser, ainda que não seja uma sexta-feira 13, é uma sexta-feira de saia justa.”

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) afirmou que continuará na mesma legenda. Segundo ele, todos os partidos querem filiar Marina Silva para que ela concorra nas eleições do ano que vem.

“Parece que ela está decidida nesta direção [de continuar na Rede e tentar o registro]. Está muito determinada à militância social e ao ativismo político. Mas acho que todos os partidos estão de portas abertas para a Marina Silva.”

G1


0 Comentários " Deputados refazem planos após TSE rejeitar registro da Rede. "

Postar um comentário