Prefeito de SL afirma que faria muito mais se houvesse colaboração do governo do Estado.




Em intenso ritmo de inaugurações, o prefeito João Castelo confirmou ontem que irá entregar amanhã (25), às 16h30, a obra de restauração do Parque Bom Menino, que foi totalmente recuperado em toda a sua extensão, com recursos próprios, por meio das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Desporto e Lazer (Semdel).

Castelo declarou que, mesmo enfrentando dificuldades, vem conseguindo realizar grandes obras para a melhoria da qualidade de vida em São Luís.

Na terça-feira passada (19), em longa entrevista à TV Guará, o prefeito lamentou que algumas obras – como o prolongamento da Avenida Litorânea e a construção do Hospital Central de Urgência e Emergência – foram prejudicadas em razão de problemas criados pelo governo do Estado, mas que, ainda assim, vem conseguindo realizar uma grande administração.

'Quando há boa vontade e desejo de servir ao povo, as coisas acontecem, vão para frente e dão resultado. Eu tenho dado tudo de mim, para fazer uma grande administração. E tenho certeza de que, mesmo com todas as dificuldades, estou fazendo uma grande administração', declarou Castelo ao ser entrevistado, na terça-feira, no programa ‘Avesso’, apresentado por Américo Azevedo Neto, na TV Guará, afiliada da Record News.

Um dos pontos abordados por Américo Azevedo Neto diz respeito às dificuldade enfrentadas pelo prefeito para dar andamento às obras prometidas na campanha eleitoral de 2008.

'Eu não fiz promessas na campanha; eu apresentei projetos. E estou fazendo tudo aquilo que disse que ia fazer. Aliás, estou fazendo muito mais do que isso, como é o caso da Avenida Mário Andreazza, que acabamos de inaugurar agora, e que se transformou em uma obra admirável; poucas capitais têm uma avenida com o padrão que conseguimos dar à nova Mário Andreazza', enfatizou.

Na entrevista, Castelo criticou o governo do Estado e seus aliados, dizendo que criaram dificuldades para a não realização de obras projetadas pela Prefeitura de São Luís.

Para Castelo, os mais prejudicados com esse tipo de postura são os moradores de São Luís: 'Eu não me sinto perseguido. Perseguido é o povo de São Luís. Tudo que estão fazendo contra a minha administração, prejudica é o povo. Eu cumpro com meu dever de gestor. Procuro fazer tudo o que é possível para a nossa cidade e, com esse propósito, luto 24 horas por dia'.

Ao fazer o relato de diversos projetos apoiados pelo governo federal, o prefeito elogiou a postura da presidente da República, Dilma Rousseff, dizendo que ela tem sido uma grande parceira da Prefeitura de São Luís: 'Todo o apoio que a presidente Dilma pode nos dar, ela tem dado. A presidente Dilma nos tem dado todo o apoio. Ela não nega nada. Tem dado todo o apoio que for possível', ressaltou.

Castelo lamentou que a governadora Roseana Sarney não tem tido uma postura semelhante à adotada pela presidente Dilma: 'É difícil trabalhar em nosso estado, porque quem não trabalha, não gosta de ver os outros trabalhar. Sinto que sou tratado como persona non grata do governo do Estado, que não tem atenção conosco. Ainda assim, nada disso nos desanima; pelo contrário, nos dá é muito mais estímulo para trabalhar'.
Uma obra de interesse vital – Castelo citou o projeto do Hospital Central de Urgência e Emergência, cujas obras somente agora estão sendo construídas, nas imediações da Avenida Luís Eduardo Magalhães e dos bairros Altos do Calhau, Vila Conceição e Planalto Vinhais.

Com uma área total de 28.751,17 metros quadrados de construção, o hospital será implantado no terreno de 98.000 metros quadrados, que contará com o Parque Ambiental da Saúde, uma área de preservação ambiental localizada na entrada principal, e um setor específico para programas de prevenção na área da Saúde.

'As obras deste hospital somente agora eu pude começar, porque passamos praticamente quase três anos sendo obstruídos. Mas, depois de muita luta, vamos construir e entregar este hospital para a população. Sem dúvida nenhuma, esta é uma obra de vital interesse para a nossa cidade'.

Questionado por Américo Azevedo Neto, Castelo informou também que as obras da primeira etapa da Avenida Litorânea já estão quase prontas. E que os serviços do prolongamento da Litorânea, em sua fase inicial, irá alcançar um trecho de aproximadamente 1.150 metros de extensão. Com esta obra, a população vai ganhar mais uma opção de lazer e de mobilidade urbana e o turismo será incentivado em toda a orla marítima da cidade.

Uma parceria por São Luís – 'Se eu tivesse uma parceria com o governo do Estado, se o governo do Estado tivesse o mesmo espírito público que eu tenho, amasse mais o povo e não fizesse tanto oba-oba, eu garanto: se o Estado tivesse de mãos dadas comigo, nós já teríamos feito muito mais coisas por esta cidade', frisou o prefeito.

Na entrevista, Castelo ressaltou a importância do Teatro da Cidade de São Luís (antigo Cine Roxy), recém-inaugurado e que já se destaca como o mais novo espaço cultural da cidade. 'Esse Teatro é uma coisa extraordinária, simples, mas bom e bonito, que serve para estimular novos talentos e valorizar a nossa cultura.'

Na área do Centro Histórico, lembrou que foi realizada a obra de recuperação da Feira da Praia Grande e está aguardando a liberação de um empréstimo de mais de 13 milhões de dólares, contratado com o Banco Mundial, para aplicar na revitalização de prédios da área histórica da cidade.
'Já iniciamos a restauração de alguns imóveis, inclusive para moradia popular, e vamos recuperar muito mais prédios, para salvar toda aquela área, e desta forma estimular ainda mais o turismo, e ajudar a gerar emprego e melhorar a renda da nossa população.'

Roseana sem apetite para trabalhar – Provocado por Américo Azevedo Neto, Castelo foi contundente ao criticar a governadora Roseana Sarney, que, segundo ele, está sem apetite para trabalhar. 'Ela [Roseana] só aparece quando é uma grande reunião em que está presente a presidente da República ou outras personalidades nacionais', disse.

O prefeito João Castelo aproveitou a entrevista para questionar a situação em que se encontra o antigo Hospital do Servidor do Estado (HSE), também conhecido como Hospital Carlos Macieira, o qual construiu quando governador. Castelo também fez críticas à Via Expressa, que estaria sendo construída com projetos equivocados. Ele lembrou que, quando governador, construiu o Italuís – a maior obra da América Latina no gênero de saneamento.
 
'Fiz esta obra em dois anos. E hoje São Luís, com mais de um milhão de habitantes, sofre com falta d’água e o governo do Estado, em vez de construir uma nova etapa do Italuís, agora resolveu recorrer a um abastecimento paliativo, através de carros-pipas. Mas, na minha opinião, isto tudo está acontecendo porque falta governo eficiente no Estado do Maranhão'.

Além de falar do andamento de obras como o prolongamento da Avenida Litorânea, a construção do Hospital Central de Urgência e Emergência e o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Castelo fez um relato de outras obras, com visível otimismo e entusiasmo.

'Fizemos canais que eram rios de esgotos, que foram transformados em coisas decentes, como o Canal do Coroado, do Rio Gangan, do Rio das Bicas e a obra de drenagem no entorno do Mercado Central. Já estamos com quase 700 ruas asfaltadas em toda a cidade. A Zona Rural já foi contemplada com 56 km de alta qualidade. E agora vamos começar, na área Itaqui-Bacanga, um projeto inédito, onde não der para se colocar asfalto, vamos botar bloquete, mas cerca de 500 ruas serão urbanizadas com bloquetes'.

Castelo informou que a obra de recuperação do Mercado da Liberdade está pronta e prestes a ser inaugurada, e que a Prefeitura agora vai investir na construção do novo Mercado do Anjo da Guarda e do novo Mercado Central.

'Se não me atrapalharem, vou concluir todos os projetos que apresentei. Enquanto Deus me der saúde e disposição, vou trabalhar e fazer muito mais para esta cidade', afirmou Castelo, ao final da entrevista.

Fonte: JP

0 Comentários " Prefeito de SL afirma que faria muito mais se houvesse colaboração do governo do Estado. "

Postar um comentário