Secretário anuncia visita da Dilma Rousseff ao Maranhão dia 26

 













Cláudio Azevedo diz que ela assinará convênio para Diques da Baixada. Presidência não confirma.
Imirante, com informações da Mirante AM
enviarenviar  imprimir imprimir  audio áudio
SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, disse, em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, na manhã desta quinta-feira (18), no programa Ponto Final, na Mirante AM, que a presidente Dilma Rousseff aprovou o projeto Diques da Baixada. 

Ele anunciou que a presidente deverá fazer uma visita ao Maranhão, no próximo dia 26, para assinar acordo para que o projeto seja desenvolvido em conjunto, entre os governos do Estado e federal. O Imirante.com entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que informou não haver, ainda, nenhuma previsão de visita a Maranhão na agenda da presidente Dilma Rousseff.

Projeto
Orçado em R$ 75 milhões, o primeiro projeto, Diques da Baixada, prevê a construção de 60 quilômetros de diques que farão a retenção da água doce por seis meses.
Nele, será desenvolvido projetos de pecuária, agricultura irrigada e piscicultura, além de evitar problemas com as enchentes.

Já o outro projeto, consiste na construção de uma barragem no rio Maracu, na cidade de Cajari, que impedirá a salinização crescente do Lago de Viana.

Febre Aftosa
O secretário disse que recebeu com alegria e satisfação a informação repassada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa), destacando o Maranhão como o Estado que mais cumpriu as metas acordadas para elevação da zona livre de febre aftosa. O secretário dividiu a conquista com o apoio recebido pelo Governo do Estado, a Secretaria de Agricultura e a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).

- É com alegria e satisfação muito grande que recebemos a notícia do cumprimento das metas acordadas com o Ministério da Agricultura e a divulgação desses dados foram anunciados em uma reunião em Brasília. Essa classificação do primeiro lugar é fruto de um trabalho feito em parceria entre o governo do Estado, a Secretaria de Agricultura e da Aged. Isso mostra que estamos no rumo certo para que possamos alcançar o status de zona livre de aftosa no Estado e liberar o nosso rebanho para que seja comercializado no Brasil e mundo agora. E que o nosso objetivo é de atingirmos brevemente os 100% - destacou.

Em reunião realizada na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, o Maranhão se destacou como o Estado que mais cumpriu as metas acordadas para elevação para zona livre de febre aftosa.

O Maranhão atendeu 89% das exigências do Mapa, no que se refere à qualidade dos serviços veterinários, principalmente no combate à febre aftosa. 

O Maranhão foi o estado que recebeu a melhor nota de avaliação na auditoria que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa) realizou em sete estados da região Nordeste e o leste do Pará, no que se refere à qualidade dos serviços veterinários, principalmente no combate à febre aftosa.
Numa relação de 48 itens satisfatórios dos serviços de vigilância epidemiológica prestados pelos órgãos de defesa agropecuária dos estados, as supervisões técnicas reconheceram que o Maranhão atendeu 89% das exigências do Mapa.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, e o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Fernando Lima, participaram do encontro que contou com a presença do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Francisco Sérgio Ferreira Jardim e do chefe de Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques.

O excelente resultado foi apresentado, na terça-feira (16), em reunião realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) onde foi discutido o Projeto de ampliação da zona livre de febre aftosa com vacinação.
Também foram divulgados os resultados das avaliações realizadas pela auditoria no leste do Pará (54%), Piauí (61%), Ceará (46%), Rio Grande do Norte (36%), Paraíba (36%), Pernambuco (79%) e Alagoas (21%).

As auditorias foram realizadas para avaliar alguns critérios que fazem parte de um pacto firmado no início deste ano entre os estados e o Ministério da Agricultura para que as federações avançassem num único bloco na classificação sanitária para zona livre de febre aftosa até dezembro deste ano – a nível nacional – e internacionalmente até maio de 2012, reconhecimento que é feito pela Organização Internacional de Episotias (OIE).

Diante da nova situação, já que alguns estados ficaram bem abaixo nas avaliações do Mapa, o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, sugeriu ao Ministério que a região seja dividida em dois blocos.

- Não podemos ser prejudicados já que cumprimos grande parte das metas do ministério. O Maranhão merece ter sua classificação sanitária elevada para zona livre - destacou o secretário.

Maranhão, leste do Pará, Piauí e Pernambuco formam um novo bloco, que deve alcançar a nova classificação do Mapa no próximo ano, e no primeiro semestre de 2013 o reconhecimento internacional.

O secretário de Agricultura anunciou uma reunião entre os governadores do Maranhão, Piauí, e Pará, prevista para ocorrer em São Luís, em data a ser definida. Objetivo é discutir um pacto de fechamento de fronteiras entre esses estados e os demais da região Nordeste.

Fonte: Portal imirante.com

0 Comentários " Secretário anuncia visita da Dilma Rousseff ao Maranhão dia 26 "

Postar um comentário