Prefeita Teresa Murad (PMDB) nega solicitação de escola para evangélicos da Assembéia de Deus fazerem retiro.




Como todos os coroataenses são sabedores, todos os anos no período carnavalesco, os jovens de igrejas evangélicas da nossa cidade se "retiram" para locais mais calmos afim de refletirem e realizarem orações longe das bebidas e das festas mundanas. Os locais escolhidos na maioria das vezes, são escolas municipais nos interiores da cidade, todos os anos a prefeitura disponibiliza as escolas para que os retiros fossem realizados, ou melhor, disponibilizava, já que os pastores das igrejas já foram informados que este ano não será cedido nenhuma escola municipal para nenhuma igreja.

Segundo informações, o pastor da igreja Assembleia de Deus, Josias que é filho do pastor Biné se reuniu com alguns membros da congregação para informar a decisão da prefeita que teria alegado que o Ministério da educação quem havia proibido o uso das escolas municipais para a realização das programações evangélicas. O que todos nós sabemos que não passa de mais uma grande mentira dessa prefeita que não tem compromisso nenhum com a juventude evangélica de Coroatá. 
Blog: Coroatá de Verdade

Aprovação ao governo Dilma cai pela 1ª vez desde julho, mostra Ibope.




A taxa de aprovação ao governo Dilma Rousseff sofreu uma queda de quatro pontos percentuais em dois meses, segundo pesquisa Ibope, encomendada pelo Estadão, feita entre os dias 13 e 17 de fevereiro. 

Atualmente, o governo Dilma é aprovado por 39% dos entrevistados, contra 43% em dezembro.
É a primeira vez desde os protestos de junho que a aprovação de Dilma sofre queda.

Depois da onda de protestos de junho passado, o percentual dos que consideram o governo ótimo ou bom despencou de 55% para 31%, em pesquisa realizada em julho. Em agosto, houve ligeira alta, para 38% de aprovação. Em setembro, o percentual caiu para 37%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Em novembro, 39% aprovaram o o governo.

As taxas mais baixas de aprovação do governo estão entre os entrevistados com menos de 24 anos (35%), escolaridade superior (26%) e renda mensal maior do que cinco salários mínimos (34%). O pior desempenho do governo se concentra no Sudeste (33% de aprovação), no Norte e Centro Oeste (ambos com 32%).

Os melhores resultados para o governo aparecem nos segmentos com mais de 55 anos (45%), escolaridade até a quarta série (50%) e renda de até um salário mínimo (49%). No Nordeste, 51% dos entrevistados avaliaram o governo como bom ou ótimo.

O Ibope também pesquisou a opinião dos entrevistados sobre o desempenho pessoal de Dilma na Presidência. A conduta da mandatária é aprovada por 55% e desaprovada por 41%. Na pesquisa de dezembro, a aprovação era de 56%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 
UOL
 

Nova tentativa de incêndio a ônibus é registrada em São Luís.





Uma tentativa de incêndio a ônibus da empresa Sol e Mar foi registrada na noite desta quinta-feira (20), no bairro João Paulo, em São Luís. De acordo com as primeiras informações repassadas ao G1 pela Secretaria de Comunicação Social do Maranhão (Secom), ninguém ficou ferido.

A tentativa de incêndio aconteceu na Avenida São Marçal, nas proximidades da agência do Bradesco e, segundo testemunhas, teria sido praticada por três adolescentes. Os suspeitos anunciaram o crime no momento em que 10 pessoas estavam no veículo. Os passageiros conseguiram fugir do ônibus junto com o motorista e cobrador.

Motoristas de outros veículos perceberam a situação e ajudaram a apagar o fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e reforçou a ação. O ônibus ficou parcialmente destruído. Os suspeitos do crime conseguiram fugir.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que equipes do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros e do 9º Batalhão da Polícia Militar chegaram rapidamente ao local. Neste momento, homens do Batalhão de Choque fazem diligências para identificar os envolvidos no fato.

As polícias Civil e Militar já reforçaram o patrulhamento em toda a cidade, com operações, incursões e blitz em diversos bairros.

Violência

Uma onda de ataques aconteceu no dia 3 de janeiro, em São Luís, depois de uma operação da Tropa de Choque da Polícia Militar, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Quatro ônibus foram incendiados e duas delegacias foram alvejadas. Cinco pessoas ficaram feridas, entre elas, a menina Ana Clara Santos Sousa, de 6 anos, que morreu após ter 95% do corpo queimado.

Segundo a polícia, as ordens para os ataques partiram de dentro do presídio de Pedrinhas. Um dia antes, dois presos foram encontrados mortos na penitenciária.



G1, com edição

Sem pesquisas para contrapor números do Data M, sarneysistas se desesperam na Assembléia Legislativa.






Nesta quarta-feira, até mesmo o contido líder do governo, deputado César Pires, partiu para tentar desqualificar a última pesquisa realizada na capital pelo Data M – aliás, o único instituto que acertou nos dois turnos das eleições municipais em São Luís – que revela Flávio Dino com 38,1%, Eliziane Gama com 17% e Luís Fernando com apenas 9,4%.

Pires tentou de todo o jeito desacreditar os números dp Data M, questionando quem o contratou e a ligação do proprietário do instituto com o vice-prefeito, Roberto Rocha. Falou, falou, mas em momento algum contrapôs os resultados com outra pesquisa com resultados diferentes para que realmente pudesse se instalar a dúvida.

Mas nada. Para completar basta lembrar que desde Roseana Sarney ocupou os Leões depois do golpe judicial contra Jackson Lago em 2009 nenhuma pesquisa da aprovação do seu governo foi publicada no diário oficial da família, o jornal O Estado do Maranhão.

Ao contrário dos dois governos anteriores da filha de Sarney iniciados em 1998, quando a sua aprovação era acima dos 60%, e que semanalmente era estampados nas manchetes o desempenho de Roseana.
Não é preciso nenhuma pesquisa do Data M para revelar que a situação hoje é outra. A ausência das pesquisas por eles contratadas é revelador.
Foi o que também demonstrou a bancada de oposição na AL, diante da obrigação do líder em defender o seu governo e o seu candidato.

“Eu não acredito que vocês (grupo Sarney) estejam reclamando de pesquisas, logo vocês que possuem todas as condições de contratar quantas pesquisas quiserem e apresentar ao eleitorado? Porque não fazem? Pra não confirmar o que o Data M constatou? Só isso justifica a não contratação de uma pesquisa por vocês”, observou o deputado Bira do Pindaré.

Para Pindaré, o desespero do candidato do governo é justificado porque ele não consegue decolar. O parlamentar atribuiu a intervenção de César Pires a “choro de quem não consegue despertar credibilidade da  população”.

Os deputados Marcelo Tavares e Othelino Neto, após enumerar as razões que levaram ao descrédito da governadora e do seu candidato, apontando como causa principal a crise no sistema penitenciário que chamou atenção do mundo para a carnificina em Pedrinhas, desafiaram o grupo Sarney a contratar, registrar e publicar uma pesquisa para contestar as que já foram publicadas.

Os representantes da oligarquia na Assembleia Legislativa não disseram se aceitam ou não o desafio, prova de conhecem a fraqueza do candidato Luís Fernando, que mesmo assinando ordem de serviço em praça pública, não consegue decolar e ainda corre o risco de ser rifado da sucessão estadual.

Sabem que ao fazê-lo vão na verdade confirmar os números do Data M.


Reforma do Hospital Pam Diamante: Quanto foi gasto de 2009 até agora?







O desembargador Lourival Serejo concedeu liminar em favor do deputado estadual Rubens Jr. (PCdoB), determinando que o secretário de saúde, Ricardo Murad, torne públicas as informações sobre a reforma do hospital Pam Diamante.




Há pelo menos 11 meses, Rubens Jr. protocolou dois pedidos de informações a fim de obter a prestação de contas, notas fiscais e valores gastos com a reforma do hospital Pam Diamante desde o início das obras, em novembro de 2009.


Diante das negativas, o deputado Rubens Jr. entrou com um mandado de segurança, exigindo que as informações fossem repassadas, com base na lei de acesso à informação.

De acordo com a lei, após a assinatura da liminar, o secretário Ricardo Murad deve responder os pedidos de informação imediatamente, sob pena de multa diária por seu descumprimento.



SINPROESEMMA: Professores de Coroatá fazem manifestação por piso salarial e plano de cargos e carreira.





A paralisação anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão SINPROESEMMA ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19, tendo início com uma plenária realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STTR onde foram relembrados as vitórias obtidas nas paralisações anterior e as reivindicações de mais este ato.

O ato contou com a presença de Henrique Gomes e Raimundo Oliveira, ambos diretores estaduais do SINPROESEMMA que reforçaram a pauta e a importância da mobilização na efetivação dos direitos.

Durante esse momento inicial além da fala do presidente da delegacia local do SINPROESEMMA, Celso Soares, e dos diretores Bendito Lopes (Comunicação) e Rodrigo Lima (Secretário Geral), entre outros.


Após a plenária inicial o grupo de professores seguiu pelas ruas de Coroatá com as paradas já programadas em frente às atuais instalações da Prefeitura Municipal e do prédio provisório da promotoria.


Leia a carta aberta distribuída durante o ato:

Mais uma vez s educadores de Coroatá sentem-se forçados a se manifestarem para o cumprimento legal dos seus direitos.
Lutamos Contra os desmandos e descalabros da política educacional em nosso município, onde a resposta do governo é a violência moral dos que procuram fazer valer os seus direitos (telefonemas ameaçadores que acenam com a ridícula possibilidade de exoneração de servidores públicos contratados) ou econômica (a ameaça COVARDE de corte de ponto).


Amigos, vivemos um momento impar em que, -pela primeira vez em muito tempo, os poderosos estão acuados e a população nos apoia em nossa luta, vivemos um momento em que podemos, finalmente, nos fazer ouvir e impor nossa vontade sobre os desmandos e abusos que diariamente nos oprimem e nos violentam. Porém, para isso, é preciso que continuemos com nossas lutas através das manifestações!

Não se deixem intimidar pela brutalidade dos poderosos, não se deixem iludir pelas MENTIRAS da pelega e comprada mídia, não nos deixemos acovardar pela pequenez mesquinha dos “Bônus para os puxa sacos” e “vales coxinhas” com os quais tentam nos calar, unamo-nos ao invés de nos dividir.

P.S: A população precisa saber dos devaneios cometidos pela atual administração contra os que tentam levar urna educação de qualidade:

O não cumprimento do acordo firmado em audiência pública no ano de 2013 onde se tratou da construção do Plano de Cargos e Carreira (PCC) junto à categoria (que são os maiores interessados).

A não efetivação do reajuste salarial enviado pelo Governo Federal de 8.32% (onde de forma alguma acarretaria despesas aos cofres do município).

O não cumprimento integral da LEI 11.738/08. Atualmente os professores contratados não estão sendo beneficiados. Dentre outras reivindicações legais !!!

VAMOS PARA A RUA! Chega de meritocracia! Chega de economistas e administradores dizendo o que é melhor para a educação! Chega de sermos humilhados.
Blog: Cici Almeida


Poços artesianos de 2012 só agora são inaugurados pela Secretaria de Saúde do Estado.





 
A Prefeitura Municipal de Coroatá, inaugurou na manhã desta quarta-feira (19), quatro poços artesiano que foram prometidos em plena campanha eleitoral em 2012, todos lembram do "arsenal" de poder econômico do Estado que foi utilizado para eleger a esposa, então prefeita de Coroatá Teresa Murad (PMDB), abaixo segue a publicação e fotos da matéria do Coroata de Verdade.

Do blog do Cici Almeida, com adaptações
O blog Coroatá Conectado apresentou uma nota na manhã desta quarta-feira, 19, demonstrando que os quatro poços "inaugurados" hoje pela prefeita Teresa Murad (PMDB) foram inciados ainda durante a campanha de 2012 com recursos da Secretaria de Estado de saúde - SES (veja extrato do DOE publicado abaixo).

Quem não sabe que Ricardo Murad usou de toda a estrutura do governo estadual para eleger sua mulher? Prova disso foram os vários convênios firmados com o propósito de beneficiar sua esposa, como por exemplo, a construção de quinze poços artesianos em plena campanha eleitoral, sendo eles: Boa vista, Davi, Km 9 e 10, Forquilha, Garimpo, Jaqueira, Maracajá I, Mantinga, Mucambo I, Olho D’ Água das Pedras, São Luis do bode, Eira, Santo Izídio, Santa Margarida e a Vila Maranhense no Bairro da Mariol, como mostra a documentação, entre eles os quatro que foram entregues nesta manhã.
 
 
Blog: Coroata de Verdade

Longe da cidade que "ama", Prefeita comemora aniversário, regado de Whisky de R$ 700.







Em uma festa pra lá de VIP, destinada apenas aos amigos mais íntimos e familiares, a prefeita de Coroatá comemorou a passagem dos seus 58 anos em uma luxuosa mansão bem longe da cidade que ela é prefeita, para que nem recebesse os parabéns dos fieis escudeiros e babões, parece que nem Silvana embarcou dessa vez.


A mansão escolhida, foi a de sua irmã, "Iomarzinha", em um bairro nobre de São Luís, escolha estratégica já que poucos sabem onde fica tal local e com isso mais uma garantia de que apenas os convidados estariam presentes. Tudo regado a muito Whisky, caviar, e uma boa música.

Enquanto Têca festeja, muitos pais de famílias de Coroatá ainda choram a demissão feita pela prefeita no seu primeiro dia de governo, choram também a saudade do Hospital Geral do Município que foi fechado pela prefeita em Janeiro e até os dias de hoje nunca foi reaberto. Mas a vida tem dessas coisas e como disse outrora, quem pode, pode, quem não pode, põe no blog.
 Fonte: Blog Coroata de Verdade

                                                                        

                                                                            Detalhe:

Whisky Johnnie Walker Blue Label,R$ 699,90








Flávio Dino: Agenda do Diálogos pelo Maranhão




Prosseguindo com os seminários do movimento Diálogos pelo Maranhão, em que são debatidas propostas para o nosso Programa de Governo, nesta semana visitaremos as seguintes cidades:

QUARTA

19h - Itapecuru-Mirim

QUINTA

9h - Presidente Vargas

12h - Nina Rodrigues

16h - São Benedito do Rio Preto

19h - Buriti

SEXTA

9h - Santa Quitéria

11h30 - São Bernardo

16h - Magalhães de Almeida

SABADO

9h - Chapadinha

16h - Anajatuba

Todos estão convidados. O Maranhão precisa de uma política moderna e transformadora, com desenvolvimento e justiça.


Fotos da Barragem em 15 de fevereiro.






JUSTIÇA manda bloquear valores para forçar prefeito de Timbiras à pagar servidores públicos.






A parte final da sentença da juíza de Timbiras,  Daniela de Jesus Bonfim Ferreira , foi publicada na página do facebook do presidente do SINDSERT, Daniel Santos, que chamou a atenção das pessoas na rede social da seguinte forma: “ATENÇÃO SERVIDORES DE TIMBIRAS:VEJA A DECISÃO DA JUIZA DE TIMBIRAS REFERENTE AOS SERVIDORES QUE NÃO RECEBERAM O SALÁRIO DE DEZEMBRO DE 2013″

Pelo pouco que consta do publicado, nota-se que a ação foi proposta pelo Ministério Público Estadual, representado pelo promotor, Ricardo Misko Campineiro, e a juiza da Comarca deu procedência à seus pedidos, todos visando minimizar os prejuízos de ordem financeira que a administração de Fabrízio do Foto vem provocando ao funcionalismo público.





O dispositivo cita que Fabrízio NÃO cumpriu um Termo de Ajustamento de Conduta que teria assinado com o Ministério Público.

“Vale ressaltar, que o não cumprimento do termo de ajustamento de conduta pelo município, na pessoa do atual prefeito municipal, configura violação a própria da dignidade da pessoa humana, fundamento constitucional do Estado Democrático de Direito (art. 1º, inciso III, CF).

 Desse modo, em tendo sido noticiado que o descumprimento da obrigação de fazer constante do acordo de fls. 47 ainda persiste, bem como, objetivando dar cumprimento ao acórdão nº nº 121.300, defiro os pedidos do Ministério Público Estadual e assim determino a intimação do município, na pessoa do prefeito municipal, para:”, escreveu a juíza antes de fazer as determinações.

Em síntese, a Justiça mandou o prefeito começar a pagar os servidores até o dia 5 de cada mês, sob pena de multa de R$ 1.000,00 por cada dia descumprido, fornecer a relação de servidores que ainda estão sem o salário de dezembro do ano passado e mandou pagar 80 servidores que não receberam seus vencimentos em 5 de janeiro de 2014, para isto ordenou bloqueio de contas do município.

“a) Efetuar o pagamento dos servidores públicos municipais, no dia 5 (cinco) de cada mês, sob pena de multa diária pessoal de R$ 1.000,00 (um mil reais);

b) Fornecer a relação dos servidores municipais cujo pagamento de dezembro de 2013 ainda não foi efetuado e dos seus respectivos salários, com os dados da agência bancária responsável pelo depósito, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de multa diária pessoal R$ 1.000,00 (um mil reais).

Outrossim, defiro o pedido de bloqueio dos valores necessários ao adimplemento dos 80 (oitenta) servidores, cujos vencimentos ainda se encontram em atraso, desde o dia 05 de janeiro, a ser feito mediante ordem judicial a ser encaminhada à instituição bancária competente para transferir os valores para as contas dos servidores prejudicados, o que será definido após as informações que serão prestadas pelo município (art. 461, CPC).

Publique-se.Intimem-se. Cumpra-se. Ciência ao MPE. Timbiras (MA), 12 de fevereiro de 2014. Juíza Daniela de Jesus Bonfim Ferreira – Titular da Comarca”, escreveu a juíza na parte publicada pelo presidente do SINDSERT.

Fonte: Blog do Acélio 


Comentário do Blog: 

Isso poderia funcionar também para Coroatá, forçar a prefeitura pagar os servidores que ficaram sem receber em dezembro de 2012, tendo em vista o dinheiro ter ficado em conta, e o próprio MP declarar que quem tá devendo é a prefeitura e não prefeito. 


 


Prefeitura de Coroatá recebeu mais de Trinta e Cinco Milhões em 2013 na Educação.





Isso mesmo, hoje com a Lei da Transparência e acesso à internet, fica fácil saber as receitas do poder público, conforme os dados do Banco do Brasil, a prefeitura de Coroatá, na Secretaria de Educação recebeu nada mais, nada menos que R$ 35.180.822,98 no ano de 2013. Para você não se atrapalhar com tantos números, vamos escrever por extenso: Trinta e Cinco Milhões, Cento e Oitenta Mil, Oitocentos e Vinte e Dois Reais e Noventa e Oito Centavos, é dinheiro ou não é?

Muito dinheiro para quem somente fez pequenas reformas nas escolas, passou boa parte do ano declarado estado de calamidade, (dispensa de Licitação) e somente no final do ano com convênios do estado anunciaram asfaltamento de ruas dos bairros e do centro da cidade, realizando só do centro da cidade. 

A pergunta que não cala: Pra onde foi tanto dinheiro?   Ah! falta mais, o mais impressionante está sendo o início de 2014, um complemento da união em janeiro 05/01, caiu nos cofres da prefeitura no valor de R$ 1.125.461,08 Hum Milhão, Cento e Vinte e Cinco Mil, Quatrocentos e Sessenta e Um Reais e Oito Centavos. Tem mais, um complemento da União em fevereiro 05/02 caiu nos cofres da prefeitura o valor de R$ 3.105.574,99 Três Milhões, Cento e Cinco Mil, Quinhentos e Setenta e Quatro Reais e Noventa e Nove Centavos

Gente, de 01/01 a 13/02/2014 caiu nada mais do que: R$ 12.694.814.46, Doze Milhões, Seiscentos e Noventa e Quatro Mil, Oitocentos e Quatorze Reais e Quarenta e Seis Centavos.  Rapaz!!!!!!  De onde tá minando tanto dinheiro????


 Clique nos links abaixo para fazer o download dos arquivos em PDF. Para ver os extratos do Banco do Brasil: Você deve possuir o programa para ler arquivos com extensão em PDF (Adobe Reader)









 
Coroatá Plugado


Documento comprova que Vice-Prefeita de Coroatá Neuza Muniz, recebeu terreno doado pelo Ex-Prefeito Rômulo Augusto.





Documentos recebidos pela atual vice-prefeita Neuza Furtado Muniz comprovam a doação de terreno em 2004 na época da administração de Rômulo Augusto. O terreno recebido possui 50 metros de frente e 100 metros de fundo localizado no loteamento do Netinho na MA 020.

Segundo informações obtidas por nossa reportagem, Neuza Furtado Muniz ameaçou por diversas vezes processar o ex-secretário de Urbanismo, Juvenal Tavares, devido ele ter falado que ela havia recebido o terreno em doação.

Em entrevista a nossa reportagem o ex-secretário afirma que ela recebeu esse terreno em doação na época, em seguida passou para outra pessoa, por isso seu nome não consta em cartório de registro. Juvenal afirmou ainda que recebeu dias atrás uma carta enviada pela vice-prefeita na qual ela afirma que não recebeu nenhum terreno e lhe fez ameaças.


Blog: Cici Almeida

Em assembleia do SINPROESEMMA, delibera se Teresa Murad não cumprir acordo haverá paralisação dos Professores. Entenda!!






Foi deliberado em assembleia nesta terça-feira, dia 11/02/2014, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que caso a prefeitura não cumpra o que foi acordado durante à audiência pública em 2013 com os educadores do município de Coroatá – MA até o dia 18 do mês corrente, haverá uma paralisação da categoria.

O objetivo deste ato democrático, é  fazer valer os direitos dos professores que estão sendo suprimidos pela gestão municipal; entre eles são destacados:

Construção do PCC junto a categoria
Redução da carga horária para todos os educadores sem exceção (previsto na Lei 11.738/08)
Imediato repasse de 8.32% do Governo Federal.


Estava presente na reunião o Presidente Estadual do SINPROESEMMA "Júlio Pinheiro", que destacou a importância da luta sindical para consolidação da democracia e que este é fruto de muita luta e sacrifício. Os professores não estão pedindo nenhum favor e sim exigindo o que de fato os seus direitos.

Informações de Benedito Lopes/Secretário de Comunicação do SINPROESEMMA-Coroatá



Blog: Cici Almeida


Simplício apresenta Projeto de Lei que pede divulgação dos nomes dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida.



 
O deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA) apresentou, na última semana, projeto de lei que acrescenta o § 7º ao art. 3º da Lei nº 11.977/ 09, que institui a obrigatoriedade de divulgação dos nomes dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a proposta, os nomes dos beneficiários passarão a constar em uma relação a ser disponibilizada na internet, com acesso público irrestrito.

Conforme apontou o parlamentar, o Minha Casa, Minha Vida é um dos programas federais de maior alcance social. Destina-se a criar mecanismos de incentivo à produção e à aquisição de novas unidades habitacionais para famílias com renda mensal de até R$ 5 mil.
 
“Infelizmente o programa vem sendo atingido por irregularidades que já são objeto de investigações administrativas e policiais, bem como de ações ajuizadas pelo Ministério Público. As irregularidades acontecem em todas as fases do programa, desde a realização das obras até a destinação das moradias”, ressaltou Simplício. O deputado lembrou ainda das notícias de fraudes relacionadas à compra, venda e troca de unidades que não poderiam, por lei, ser objeto de transações comerciais.
 
Com o objetivo de coibir fraudes na execução do programa, o deputado apresentou o projeto de lei para assegurar a ampla publicidade do conjunto de seus beneficiários por meio da divulgação dos nomes.
 
“A medida, por si só, não eliminará o risco de favorecimento na escolha dos beneficiários ou de ocorrência de outras irregularidades, mas, sem dúvida, poderá contribuir para aprimorar o controle do programa tanto pelos órgãos de fiscalização quanto pela sociedade em geral”, afirmou o parlamentar.
 
Dados da Caixa Econômica Federal demonstram a extensão do programa: em sua primeira fase, mais de um milhão de moradias foram contratadas; para a segunda fase, pretende-se a construção, até 2014, de dois milhões de casas e apartamentos.
 
Blog: Leste Maranhense

Depois de tentar prejudicar Diálogos em Urbano Santos, prefeita emite nota.



Lideranças políticas e sociais do município de Urbano Santos denunciaram ontem (06) a este blog que a prefeita da cidade, Iracema Vale (PT), tentou prejudicar a realização do evento Diálogos pelo Maranhão no município.

Carros de som que circulariam com a divulgação do evento foram impedidos de atuarem na cidade. Os trabalhadores receberam recomendações para não realizarem a divulgação, sob pena de não serem mais contratados em serviços municipais.

Recomendações similares advertiam moradores de povoados de Serraria, Baixão, Sítio do Meio, Cajueiro, Cocal e Santa Maria para o não comparecimento ao evento. Os fatos evidenciam uma tentativa de promoção da política do medo e da perseguição, orquestrada pelo grupo Sarney, do qual faz parte a prefeita Iracema Vale (PT).

Sobre isso, a prefeita emitiu hoje (07) nota de esclarecimento em menção ao assunto, informando, entre outras coisas, que não estava no município e que, portanto, não deu tais orientações aos moradores e aos seus secretários.
As lideranças da região, no entanto, confirmaram que a prefeita se encontrava em Urbano Santos até às 13h e chegou, inclusive, a participar de reunião com seu secretariado ainda na manhã de ontem (06), quando foram repassadas recomendações aos secretários para adotarem medidas que impedissem a realização do evento.

Entre as orientações estavam as ameaças aos proprietários carros de som que fariam a divulgação do evento e a intimidação aos servidores contratados que desejassem participar desta edição do Diálogos pelo Maranhão. Com tais informações, as lideranças reafirmaram as denúncias que indicam a tentativa de cerceamento do encontro Diálogos pelo Maranhão na cidade.

Veja abaixo a íntegra da nota emitida pela prefeita Iracema Vale:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Na condição de gestora pública tenho a obrigação de prestar os esclarecimentos necessários quanto às informações publicadas a respeito de minha atuação à frente da Prefeitura Municipal de Urbano Santos/MA, pois foi divulgado que, em face do cargo que exerço, estaria “interferindo” em certa atividade denominada de “Diálogos pelo Maranhão”, a qual seria realizada em Urbano Santos/MA nesta sexta-feira (07/02/2014). Cabendo, assim, os seguintes esclarecimentos:

1º) A alegada “interferência” é absoluta e peremptoriamente inverídica e não condiz com minha trajetória política e de vida. De imediato, informo que sequer estava na sede do município para que tivesse realizado os atos, indevidamente, atribuídos a mim, uma vez que estava fora da cidade tratando dos interesses municipais e pessoais;

2º) Lamento que no momento em que precisei me ausentar para tratar de assuntos pessoais – no caso, do acompanhamento da saúde debilitada de meu pai – tenha que está esclarecendo fatos para os quais, se tivesse sido ouvida, teria prontamente prestado os devidos esclarecimentos, evitando que informações inverídicas fossem passadas, sabe-se lá por quais interesses, para a população do Maranhão e, em especial, ao povo de Urbano Santos/MA;

3º) Reitero hoje, e sempre, os princípios políticos que me levaram a vida pública, sendo permanentemente contra qualquer tipo de atuação antidemocrática;
4º) A atual gestão municipal de Urbano Santos/MA tem se diferenciado justamente pelo constante diálogo com os movimentos sociais e as instituições constituídas do Estado;

5º) Nunca irei admitir que quaisquer pessoas da nossa gestão usem do Poder Público Municipal para interferir em qualquer atividade que seja, pois, por convicção política e formação social, sei muito bem que é dever do gestor administrar a coisa pública em favor da sociedade e desvinculada de interesses pessoais e político-partidários;

6º) Sou filiada ao Partido dos Trabalhadores e, portanto, tenho princípios ideológicos dos quais não irei abrir mão, no entanto sei separar o que é debate político-partidário do que é interesse público;

7º) Não aceito que minhas decisões político-partidárias sejam desvirtuadas, agradem ou não a esse ou qualquer outro “lado” da política maranhense, bem como não posso ser responsabilizada por quaisquer sucessos ou insucessos de reuniões a serem realizadas em Urbano Santos/MA, pois temos um povo inteligente e absolutamente livre para se manifestar em quaisquer movimentos organizados pela sociedade civil;

8º) Em nome do povo de Urbano Santos/MA só tenho a agradecer a governadora Roseana Sarney, que, dentro dos mais íntegros e dignos propósitos, tem contribuído para a realização de significativas melhorias nas políticas públicas oferecidas à população de Urbano Santos/MA, sem que, para isto, tenha feito qualquer pedido ou manifestado qualquer intenção de interferência político-partidária, sendo absolutamente leviana a insinuação de que a governadora ou qualquer de seus secretários e/ou auxiliares de governo nos tenham solicitado que buscássemos “interferir” na referida reunião;

9º) Agradeço a todos os integrantes dos movimentos sociais de Urbano Santos/MA e do Maranhão que, conhecendo-me, de logo, souberam que as informações divulgadas eram totalmente inverídicas. E, especialmente, agradeço ao povo de Urbano Santos/MA, que continua depositando sua confiança na atual administração, depositando elevadíssimos índices de aprovação e nos deram a condição de gestão mais bem avaliada de todo o Baixo Parnaíba.

São Luís/MA, 06 de fevereiro de 2014.
Iracema Cristina Vale Lima 
Prefeita Municipal de Urbano Santos/MA



Fonte: Raimundo Garrone

Esporte: Sampaio estreia contra o Paraná em São Luís. Confira os jogos do Sampaio Correa.





O Sampaio Corrêa já sabe qual caminho irá percorrer no Campeonato Brasileiro da Série B 2014. A equipe inicia a competição no dia 19 de abril, diante do Paraná em casa, e só encerra seus confrontos no dia 29 de novembro, contra o América-MG fora de seus domínios.

A tabela da Série B foi divulgada na manhã desta sexta-feira pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). As partidas ainda não têm horário e local definidos, que serão confirmados pela entidade posteriormente.

Além da estreia em casa contra o Paraná e do encerramento fora contra o América-MG, outras datas também chamam atenção. Como por exemplo, os jogos contra Portuguesa, que apesar de ainda brigar judicialmente para disputar a Série A, tem jogos marcados com o Tricolor no dias: dia 27/05 em São Paulo-SP e 04/10 em São Luís-MA.

Outro destaque são os duelo contra o Vasco, que já tem data definida. O primeiro duelo será nos domínios do time carioca no dia 20 de maio (terça-feira). O duelo de volta, em São Luís, também será em uma terça-feira no dia 23 de setembro.

O Sampaio Corrêa chegou a Série B por ter ficado entre os quatro melhores da Série C 2013. O Tricolor foi vice-campeão da competição, após duelo diante do Santa Cruz.


Jogos do Sampaio:

Turno

19/04 – Sampaio-MA x Paraná-PR
26/04 – Icasa-CE x Sampaio-MA
03/05 – Sampaio-MA x Oeste-SP
10/05 – Sampaio-MA x Avaí-SC
17/05 – ABC-RN x Sampaio-MA
20/05 – Vasco-RJ x Sampaio-MA
24/05 – Sampaio-MA x Luverdense-MT
27/05 – Portuguesa-SP x Sampaio-MA
31/05 – Sampaio-MA x Ceará-CE
03/06 – Sampaio-MA x América-RN
15/07 – Náutico-PE x Sampaio-MA
19/07 – Bragantino-SP x Sampaio-MA
26/07 – Sampaio-MA x Vila Nova-GO
02/08 – Sampaio-MA x Ponte Preta-SP
09/08 – Joinville-SC x Sampaio-MA
16/08 – Boa Esporte-MG x Sampaio-MA
19/08 – Sampaio-MA x Santa Cruz-PE
23/08 – Atlético-GO X Sampaio-MA
30/08 – Sampaio-MA x América-MG



Três morrem carbonizados em acidente na BR-316 no Maranhão.




Três pessoas morreram em um acidente na BR-316, na madrugada desta sexta-feira (7), próximo ao Povoado Cajueiro, em Bacabal, a 250 km de São Luís. O motorista perdeu o controle da direção e bateu em um poste. O veículo pegou fogo imediatamente, matando o condutor e mais dois passageiros, segundo o Corpo de Bombeiros.

O carro, um gol prata com placas lVI-5225, de Teresina, ficou completamente destruído. Foi preciso um caminhão munck para retirá-lo do local. Somente após cortar a lataria, os bombeiros conseguiram retirar os corpos do veículo.

Até o momento, os corpos não foram identificados. O carro está em nome de Cristian Carlos de Oliveira, morador do Jardim Dignidade, em Teresina. Não há confirmação se ele estava dentro do veículo.

Os três corpos estão no necrotério do Hospital Laura Vasconcelos, em Bacabal. Segundo os bombeiros, se as vítimas não forem identificados, os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís.

Fonte: JP

Roseana lidera rejeição para o Senado.





A pesquisa Data M divulgada segunda-feira aqui no Jornal Pequeno revela que governadora Roseana Sarney possui índice de rejeição superior a 55% na disputa por uma cadeira no Senado Federal.

Os números da pesquisa mostram que Roseana Sarney somou quase 56% de rejeição, uma das maiores já registrada entre candidatos ao Senado pelo Maranhão.

Em segundo lugar aparece o deputado federal Domingos Dutra com 11,7% seguido por Roberto Rocha com 6,5% e Gastão Vieira com 6,5%. Não sabe/não responde somou 17,5% e votaria em qualquer um deles, 1,7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo 003/2014. Foram ouvidos 1,5 mil eleitores em 58 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: JP 

 


Após revista, presos se amotinam em Pedrinhas.






Detentos dos Presídios São Luís 1 e 2, parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, se amotinaram na manhã desta quinta-feira (6). Segundo o secretário estadual de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, o motim foi devido a uma rigorosa revista feita nos parentes dos detentos que esperavam liberação para visitas.

Alguns celulares que seriam entregues aos internos foram encontrados pelos agentes, causando revolta. Os presos se amotinaram e quebraram grades de algumas celas após agentes encontrarem alguns celulares levados por visitantes.

A situação foi controlada e o conserto das grades já foi iniciado. Não há informações sobre feridos.

Fonte: JP

Maranhão não teve outra alternativa: Regularizar o atendimento de pacientes maranhenses no Piauí.






Em reunião realizada para pactuação e organização do atendimento médico de alta e média complexidade de pacientes maranhenses no Piauí, com o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (5) em São Luís, foi considerado que os estados precisam atender efetivamente a população e para que isso ocorra, chegaram a um entendimento que a Comissão Intergestores Bipartite, composta também pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, de aprovar a proposta do Ministério da Saúde de garantir o recurso que custeará esse atendimento, evitando assim a perda de recursos da Secretaria de Saúde de São Luís.

Desde 2004, está acordado pela Programação Pactuada Integrada (PPI), o pagamento de cerca de R$ 8 milhões anuais, para a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí. No entanto, para os gestores, esse valor passou a ser insuficiente, por falta de atualização e também por conta da expansão de atendimento da população maranhense no estado vizinho.

Dessa forma durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite, ficou acertado que diante desse cenário, prevaleceu o bom senso dos membros da CIB, os quais decidiram aprovar a proposta do Ministério da Saúde por encaminhar ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão, a decisão de solicitar um repasse de R$ 15 milhões por parte do Ministério do Saúde, a partir desse ano, além de que MS venha arcar com os valores de 2013, o equivalente a R$ 8 milhões. Essa decisão evitará que esse pagamento seja feito pela Semus, como havia sido decidido no último encontro dos gestores no dia 23 de janeiro deste ano.

Naquela oportunidade ficou acordado que a Semus seria a responsável pelo custeio do pagamento de alta e média complexidade de pacientes maranhenses de 39 municípios atendidos na cidade de Teresina.

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, foi favorável à proposta do Ministério de Saúde de custear o pagamento desse atendimento, evitando assim que a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, perdesse esse recurso, que mensalmente, estaria estipulado em R$1,2 milhão.

Com a preservação desse recurso, a secretária Helena Duailibe garantiu que o mesmo será fundamental para garantir melhorias na rede pública de São Luís. Hoje a prioridade da titular da pasta é encerrar com as filas de macas nos hospitais de urgência e emergência da cidade, assim como ampliar a capacidade do Hospital da Criança.

Ao fim da reunião Helena reiterou a importância da decisão. “Hoje foi evitado que o município de São Luís, perdesse um importante recurso, essa é uma grande vitória, pois assim garantiremos o atendimento de nossa população. Vamos continuar trabalho com responsabilidade, ampliando o diálogo e prezando pela transparência em nossa gestão”, destacou.

O técnico Marco Marinho, Coordenador Geral de Programação do Ministério da Saúde, participante do encontro, será o responsável por intermediar o encontro dos secretários da CIB com o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Fonte: JP




Corpo é encontrado em córrego de Vargem Grande.






Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado em um córrego de Vargem Grande nesta quarta-feira (05).

Antônio Filho, 26 anos, estava desaparecido desde o ultimo domingo, 02. O corpo foi encontrado por conta do forte odor. Há indícios de que ele tenha morrido afogado. O corpo foi levado para o Hospital Municipal Benito Mussoline de Sousa.

Fonte: JP