Nove dos onze presos ainda estão foragidos da rebelião na delegacia de polícia de Coroatá.



Dionato Cardoso (Esq) e Rafael Martins (Direita)




Capturados na manhã de domingo (24), Dionato Cardoso e Rafael Martins conseguiram fugir na rebelião que aconteceu na madrugada de sexta (22) para sábado. O estado da delegacia de polícia nesse momento é de total destruição e precisa urgentemente de reforma, várias motos e bicicletas que se encontravam no pátio, no meio da delegacia foram totalmente consumidas pelo fogo.
Conforme o Delegado Reno Cavalcante até quarta-feira a delegacia funcionará improvisada nas suas atividadese só depois atuará normalmente, o delegado afirmou ainda que esses acontecimentos não mudará a forma de trabalhar, pelo contrário "Não daremos um segundo de folga no combate à crimilidade aqui em Coroatá", segundo o delegado a revelião envolveu cerca de cinquenta presos, desse total cerca de vinte cinco já estavam setenciados e já deveriam está no presidio de pedrinhas.

Blog




Avião bate em ave e retorna a aeroporto em SL.





Os passageiros do vôo JJ 3183 da TAM, que saiu de São Luís com destino a Brasília, passaram por grande susto na tarde desta quinta-feira (21). Segundo a empresa aérea, uma ave colidiu com a aeronave, forçando o comandante a retornar ao aeroporto Hugo da Cunha Machado e realizar o processo de aterrissagem.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da TAM, a colisão aconteceu logo nos primeiros minutos da decolagem, quando uma ave teria entrado em uma das turbinas do avião. O piloto detectou o problema e retornou ao aeroporto Cunha Machado.

"Estava em uma poltrona bem próxima da turbina, logo na terceira fileira e o baruilho foi muito alto, muito diferente do que a gente sempre ouve do trem de pouso. Foi um susto muito grande", contou a estudante Amanda Lima da Costa, uma das passageiras do vôo.

Segundo a TAM, nenhum passageiro ficou ferido com o incidente. Alguns foram realocados em outros vôos, de acordo com a disponibilidade. A aeronave passará por uma vistoria nos próximos dias.

Fonte: G1




Coroatá nas mãos de quem resolve: Prefeita Teresa Murad contrata empresa por dispensa de licitação de funcionário de Ricardo Murad.





Agora tá explicado o porque da prefeita Teresa Murad (PMDB) ter realizado uma contratação direta por dispensa de licitação a um valor exorbitante, com uma empresa para auditar as contas da Prefeitura de Coroatá no período da gestão anterior (2008 a 2012).

A empresa contratada para fazer a auditagem, o Instituto Brasileiro de Gestão, Transparência e Cotrole – IBGTC, é presidido pelo o advogado e contador Flávio Olímpio Neves.
Flávio Olímpio, como todo mundo sabe – menos o Ministério Público, é funcionário do secretário de Saúde, Ricardo Murad, marido da prefeita de Coroatá.

Além disso, ele é consultor de Orçamento da Assembleia Legislativa e concorre a uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). É mole!?



 
O pior nisso tudo é que o Estado de Emergência decretado por Teresa Murad não à autoriza dispensar procedimentos licitatório para este serviço.

O serviço a ser contratado com fundamento no estado de emergência é restrito à situação declarada emergencial.

Portanto, é preciso que o Ministério Público se manifeste pelo cancelamento dessa imoral contratação sob pena de crime contra a administração pública. Do contrário, a mesma prática desenfreada do marido na Saúde, pode acontecer em Coroatá.


Fonte: Blog Luís Pablo




Concurso de Coroatá: Prefeitura divulgou mais uma lista de professores.







Visando o ínicio do ano letivo que inicializa dia (25 de fevereiro), a prefeitura está organizando a semana pedagógica que começa na terça (19) e vai até sexta (22) antes do início das aulas, para isso publicou mais uma chamada dos professores concursados em seu mural.  

A má notícia que corre na cidade é que os excedentes além do número de vagas foram exonerados, a justificativa é que houve lotação além do número de vagas pela antiga gestão, o que ocasionou uma sobrecarga na folha de pagamento.






Edivaldo Holanda participa da abertura da Campanha da Fraternidade.




A Campanha da Fraternidade (CF) 2013 promovida pela Igreja Católica foi aberta oficialmente em São Luís na tarde deste sábado (16) no ginásio do Parque do Bom Menino. O tema deste ano é 'Fraternidade e Juventude' e tem como objetivo convidar a juventude a ser protagonista no seguimento a Jesus Cristo. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado do secretário Márcio Jerry (Comunicação), participou do lançamento da campanha.

O prefeito ficou feliz com o engajamento dos jovens com o evento que além de oração contou com momentos reflexivos, como a apresentação teatral feita por adolescentes da Cohab, Anil e Parque Timbira. Edivaldo Holanda Júnior foi aplaudido ao chegar ao ginásio e recebeu várias manifestações de carinho dos presentes ao sair do local.

Em conversa com a imprensa, o prefeito falou sobre o tema da CF e sua relação com a gestão municipal. 'A nossa gestão tem compromisso com a juventude e isso foi assumido durante a campanha e em breve criaremos a Secretaria Municipal de Juventude, ou seja, a juventude está em primeiro plano', destacou.

A implementação de políticas públicas articuladas pelo Estado e Município também foi lembrado pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário. 'É fundamental a presença do poder público porque existem questões fundamentais que precisam dessa atenção como a oferta de escola, a introdução do jovem no mercado de trabalho e estratégias para afastar os jovens das drogas e violência', comentou.

Esta é a segunda vez que a Campanha da Fraternidade tem como tema central a juventude, o assunto foi abordado em 1992 e volta à pauta da igreja após solicitação dos fiéis e para reforçar a Jornada Mundial da Juventude que será realizado em julho deste ano na cidade do Rio de Janeiro. A CF está em sua 50ª edição e a metodologia para trabalhar os temas entre os cristãos é o estudo do fenômeno abordado, julgamento do fenômeno com base nos critérios bíblicos e sugestão de ações.

Além dos representantes do Executivo Municipal, estiveram presentes na abertura da CF em São Luís, o vice-governador, Washington Oliveira; o corregedor-geral de Justiça, Cleones Cunha; o secretário adjunto de estado da Juventude, Hyago Andrade; o deputado estadual Afonso Manoel; a vereadora Helena Duailibe; e o vereador José Joaquim.

Fonte: JP

MA tem duas crateras formadas por meteoros. Você sabia?





SÃO LUÍS – O assunto mais comentado nesta sexta-feira (15) foi a queda do meteoro na Rússia, que deixou mais de 900 pessoas feridas. Você sabia que o Maranhão tem duas crateras formadas a partir da queda de meteoros? Elas ficam localizadas na Serra da Cangalha e em Riachão. 

A da Serra da Cangalha, localizada no Estado de Tocantins, mas que alcança o sul do Maranhão, tem 12 Km de diâmetro e 300 milhões de anos. Sua morfologia é um anel circular de vales. A estrutura mais aparente é um anel de vales com 5 Km de diâmetro. Existe, ainda, um núcleo soerguido com cerca de 3 km de diâmetro, formado por uma serra circular com 250-300 metros de altura. É possível perceber, também, a existência de cones de estilhaçamento.

Já a de Riachão tem 4 Km de diâmetro e sua idade é desconhecida. A sua morfologia é área circular esbranquiçada. Trata-se de um anel levemente erguido de 4 km de diâmetro, com brechas polimíticas dentro da estrutura. É possível perceber, também, blocos caoticamente elevados no centro. Nesta não foram encontrados cones de estilhaçamento. Ela está localizada há, apenas, 45 km em direção nordeste da Serra da Cangalha.

Crateras de impacto

As crateras de impacto são estruturas formadas quando um planeta ou satélite é atingido por meteoritos gigantescos. Os diversos estudos e projetos espaciais mostraram que não apenas a Lua, mas todos os corpos do nosso Sistema Solar foram bombardeados intensamente por meteoroides durante sua história, mostrando como cicatrizes a superfície recoberta por crateras de diversas dimensões nos planetas onde as atividades geológicas cessaram há milhões de anos como: a Lua, Mercúrio, Marte e as luas dos planetas gigantes.
Vale ressaltar que a Terra deve ter sido tão bombardeada quanto a Lua, mas as crateras são continuamente apagadas pela erosão e redeposição bem como por vulcanismo e atividades tectônicas.
A primeira cratera a ser reconhecida como meteorítica na Terra foi a famosa cratera meteorítica do Arizona também conhecida como cratera de Barringer, descoberta na década de 20. Atualmente, existem cerca de 120 crateras meteoríticas reconhecidas em toda a superfície terrestre.

Confira os pontos no Brasil onde há crateras meteoríticas:

Fonte: Imirante


Socorrão I recebe 1,5 tonelada de alimentos do Mesa Brasil.





O Hospital Municipal Djalma Marques, Socorrão I, recebeu doação de alimentos do programa Mesa Brasil, administrado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) do Maranhão. No total foram arrecadados 1.592 quilos durante os quatro dias de Carnaval da instituição.

O hospital recebeu 1.186 kg de arroz, 170kg de macarrão, 150kg de açúcar, 50kg de feijão, 20kg de floco de milho, 8kg de farinha de mandioca e 8kg farinha de trigo. De acordo com o diretor-geral do Socorrão I, Yglésio Moyses, "a doação é muito valiosa e isso só mostra que a sociedade soube responder positivamente em relação a uma situação delicada que passamos".

A parceria foi firmada no início do mês de janeiro entre a diretoria geral do Socorrão I e a diretoria regional do Sesc, com apoio da Federação do Comércio.

O Mesa Brasil do Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. A coordenadora do Programa, Soraya Aguiar, aproveitou para destacar o apoio durante a ação. “Esses momentos de doação devem ser também de reflexão, pois é por meio de um simples gesto que demonstramos amor ao próximo. Com a solidariedade de cada um que doou, podemos atender as instituições que contribuem com a educação e o bem-estar de pessoas carentes”, agradeceu.

Para receber a doação do Sesc-MA, o Socorrão I contou com o apoio da Blitz Urbana que disponibilizou uma viatura para o recolhimento dos alimentos e a entrega no almoxarifado do hospital.

Quando assumiu a direção do HMDM, Yglésio Moyses encontrou uma série de problemas no centro de saúde, chegando a correr o risco de faltar alimentos. “A distribuição de alimentos na unidade de saúde já foi normalizada. A situação foi contornada e atualmente são oferecidas refeições balanceadas e de qualidade a todos que necessitam do serviço”, disse. O hospital oferece diariamente 900 refeições para pacientes, acompanhantes e funcionários.

DOAÇÃO DE SANGUE

No próximo dia 20 de fevereiro, o Socorrão I vai realizar uma campanha de doação para que o banco de sangue do Hemomar e do hospital seja reposto. A parceria foi firmada no final de janeiro.

Fonte: Por SEMUS

O Múltiplo Judiciário










O Múltiplo Judiciário 


“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.”

Há poucos dias se via em Coroatá um Judiciário e um Ministério público, atuante em favor dos funcionários públicos, era bloqueio atrás de bloqueio, das contas do Munícipio de Coroatá, era juiz pra lar promotor pra cá, tudo isso em prol do funcionalismo publico coroataense.
Agora o que se ver é um judiciário e uma promotoria voltada ao ritmo normal já conhecido no Brasil, como sono de gato.
 
Por Manoel Sansão

FAMEM: Eleição para escolha do presidente será no próximo dia 20.





SÃO LUÍS - A eleição para do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) ocorre no próximo dia 20, na sede da federação, na capital maranhense. O prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), é candidato de chapa única. 

O ato forma de registro da chapa "Futuro em Foco" ocorreu no dia 8 de janeiro, no limite prazo estabelecido em edital que havia sido lançado na semana anterior. Além do prefeito de Ribamar, deve compor a nova diretoria da Famem, o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva (PSD), e o prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente.

Os prefeitos dos 217 municípios maranhenses estarão aptos a votar na eleição para escolha do presidente da Famem.

Prefeitos dos 217 municípios do estado se preparam para a eleição da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), que ocorrerá no dia 20 deste mês, na sede da Federação, em São Luís. O prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), é candidato de chapa única

Fonte: Imirante

PRF registra acidentes com mortes em rodovias do MA.




A Polícia Rodoviária Federal registrou 14 acidentes em todas as estradas federais do Maranhão, logo nas primeiras 24 horas da Operação Carnaval. Entre os 14 acidentes, apenas um deixou uma vítima. Por volta das 15h, na BR-222 em Itapecuru-Mirim, houve uma colisão entre um veículo Marco Polo Volare, com uma bicicleta. O condutor da bicicleta, identificado por Edwaldo Lopes, de 27 anos, faleceu no local do acidente.

Duas pessoas foram presas por estarem dirigindo alcoolizadas. Uma dessas prisões aconteceu em Rancho Papouco, no Km 63 da BB 135. Um homem de 42 anos conduzia uma bicicleta Honda 150 Bros sem placa, com sintomas de embriaguez. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.
O outro caso aconteceu na cidade de Zé Doca, na BR 316, km 203. O condutor foi preso por dirigir alcoolizado, de acordo com registros da PRF, o testou do bafômetro registrou 0,62mg/l. Ele dirigia um Gm Classic.

Já em Açailândia, no km 670 da BR 222, foi preso José Eudes Câmara da Silva de 46 anos, que conduzia um veículo Mercedes Benz, placa ALP9246/TO. Ele foi preso por existir Mandado de Prisão em aberto. A ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.

Achado de cadáver – O corpo de um homem, identificado como Antônio Araújo dos Santos, de 46 anos, foi encontrado na manhã de ontem, num casebre construído embaixo da Ponte São Francisco, às margens da Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha.

Filho de Tereza Araújo dos Santos e de João Isidoro dos Santos, Antônio dos Santos, segundo moradores da área, morava sozinho. Os vizinhos não souberam dizer à polícia o que teria ocasionado a morte da vítima.
Tentativa de estupro – No sábado, policiais do Batalhão de Choque, que trabalhavam na Operação Carnaval no Circuito Madre Deus e adjacências, prenderam um homem identificado como João Pedro Silva, de 36 anos, morador da Rua 01, Conjunto Filadelfia, casa 58, Aurora, pelo fato de ter tentado estuprar uma menina de nove anos de idade.

O pai da vítima, Rubenilson Saraiva Silva, morador da Rua Marquês de Pombal, no Retiro Natal, comunicou o fato à polícia. Com o agressor, foi apreendido um aparelho de telefonia celular. Ele foi conduzido e autuado em flagrante no Plantão Central da antiga Rffsa (Beira-Mar).

Fonte: JP

Papa Bento 16 anuncia renúncia ao pontificado.




Papa Bento 16 anunciou nesta segunda-feira (11) a renúncia ao pontificado, segundo  o Vaticano. Ele deve deixar o posto em 28 de fevereiro.

Em comunicado, feito em latim durante uma assembleia de cardeais em que se discutia um processo de canonização, Bento 16 disse que vai deixar o cargo devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer a função.

"Eu convoquei vocês para este Consistório, não apenas para três canonizações, mas também para comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter repetidamente examinado a minha consciência perante Deus, eu tive a certeza de que minha força, devido à uma idade avançada, não é mais adequada para o ministério Petrino", disse ele, de acordo com uma declaração do Vaticano.



"Por esta razão, e consciente da seriedade deste ato, em completa liberdade, eu declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro", acrescentou o papa.

Esta é apenas a segunda vez que um Papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado.

O cargo ficará vago até a eleição do próximo papa.

Biografia

O cardeal alemão Joseph Ratzinger foi eleito papa em 19 de abril de 2005, em substituição a João Paulo 2º, que havia morrido em 2 de abril de 2005. Bento 16 é o 265º papa e o primeiro a ser eleito no século 21.
Líder da Congregação para a Doutrina da Fé, Bento 16 contou com o apoio das alas mais conservadoras da igreja à época de sua escolha como sumo pontífice.

Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 em Marktl, Alemanha, e entrou para o seminário aos 12 anos. Na adolescência, estudou grego e latim, e mais tarde se doutorou em teologia pela Universidade de Munique.
É conhecido como grande estudioso e possui sólida carreira acadêmica. Na Igreja, ocupou o posto de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por difundir e defender a doutrina católica.

Com a morte de João Paulo II , Ratzinger foi eleito pelos cardeais em abril 2005 e adotou o nome de Bento 16.

Durante a Segunda Guerra, chegou a ser convocado para combater nos esquadrões antiaéreos alemães. Dispensado, acabou sendo recrutado primeiro pela legião austríaca e depois pela infantaria alemã, da qual desertou em menos de dois meses.

De volta ao seminário, foi ordenado padre em junho de 1951. À função, somou o trabalho como professor de teologia, primeiro na Universidade de Bonn e depois na de Regensburg, onde seria reitor.

Em março de 1977, tornou-se arcebispo de Munique e Freising e, menos de três meses depois, foi criado cardeal pelo papa Paulo 6º. Já sob João Paulo 2º, em 1981, Ratzinger tornou-se o líder da Congregação para a Doutrina da Fé.

Neste cargo, Ratzinger reprimiu com força os teólogos que saíram de sua doutrina rígida e alienou outras denominações cristãs dizendo que não são igrejas verdadeiras.

Chamado de Guardião do Dogma, ele combateu o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar e a impedir o crescimento do laicismo dentro da Igreja, mas não se considera um "durão".

Fonte: UOL 


Petição na internet contra Renan Calheiros atinge mais de 1.204.854 assinaturas.






Mesmo após Renan Calheiros (PMDB-AL) ser eleito como o novo presidente do Senado na última sexta-feira (1º), a ONG Rio de Paz segue coletando assinaturas em uma petição on-line contra o peemedebista. Agora, o manifesto pede a saída de Renan do cargo.

Na quarta-feira (6), o grupo que coordena a ação fez um protesto no Cristo Redentor para comemorar a marca de 400 mil assinaturas no abaixo-assinado virtual. O manifesto foi criado na semana em que Renan foi eleito e tinha como propósito influenciar a votação no Senado. A petição defende um 'Ficha Limpa na presidência do Senado'.

Embora demonstre o apelo popular contra o presidente do Senado, a petição não tem valor legal.
O líder da ONG, Antônio Carlos Costa, afirmou que manterá o protesto no Cristo e o abaixo-assinado virtual, sendo atualizado, até que o STF (Supremo Tribunal Federal) examine a denúncia feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra o senador.

No último dia 26, após cinco anos, Gurgel apresentou denúncia na qual acusa Renan por três crimes: peculato (usar cargo público para obter vantagem), falsidade ideológica e uso de documento falso.
O caso se originou em 2007, quando o peemedebista teve de deixar a presidência da Casa após suspeitas de ter despesas pessoais pagas por um lobista da empreiteira Mendes Júnior.

Ao negar a acusação, Renan apresentou versões e documentos para dizer que era ele, e não o lobista, quem pagava uma pensão mensal à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.
Cabe agora ao Supremo decidir se aceita ou nega a denúncia.

Confira o texto no site e vote também: Fora Renan Calheiros 

Acabamos de ser chamados de palhaços! O Senador Renan Calheiros foi eleito Presidente do Senado com 56 votos secretos. Mas dois membros da Avaaz no Rio de Janeiro começaram uma petição super explosiva online questionando essa votação. Se nos unirmos, poderemos forçar o Senado a derrubar Renan Calheiros!

É revoltante! A votação no Senado ignorou a voz de 300 mil brasileiros que pediram um presidente Ficha limpa. Mas em menos de três dia, a petição comunitária feita por Eduardo e Emiliano pedindo que a presidência do Senador Renan Calheiros fosse cassada já alcançou 200.000 assinaturas. Se chegarmos a 1.360.00 (1% do eleitorado nacional), podemos desafiar o Senado a considerar o nosso pleito tão forte quanto uma Lei de Iniciativa Popular. Somos uma comunidade de dois milhões de brasileiros -- podemos tornar isso realidade!

Vamos mostrar ao Congresso que estamos falando sério quando dizemos que queremos limpar o Senado, e eles não podem nos ignorar. Faça sua parte: assine agora e envie isso para todos!

"Para os Senadores, Deputados e ao Procurador-Geral da República:"

Enquanto brasileiros que querem um Congresso limpo e eficiente, estamos revoltados pela votação que levou o Senador Renan Calheiros à Presidência do Senado. Exigimos que V. Exas. considerem esta petição como uma equivalente iniciativa de lei popular e cassem o mandato de presidente do Senador Renan imediatamente. Também pedimos à Câmara dos Deputados e ao Procurador-Geral que dêem passos imediatos para desafiar o voto secreto  garantam que votações como esta não sejam alvo de influências sujas, e que nossos representantes estejam sujeitos à opinião pública. O país está exigindo que nossa democracia seja respeitada.
 Grupo Avaaz  



Fonte: JP; Grupo Avaaz  









Sarney deixa Senado, mas as indicações não: Dilma nomeia ex-advogada de Roseana para o TSE




Ex-advogada substitui relator do processo de cassação da governadora do MA

A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou nesta quarta-feira, a ex-advogada da governadora Roseana Sarney (PMDB), Luciana Lóssio para o cargo de juíza titular do Tribunal Superior Eleitoral, em substituição a Arnaldo Versiani, que é o relator do processo de cassação de Roseana por abuso de poder econômico e político.

A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (6/2) no Diário Oficial da União. Luciana será a primeira mulher a ocupar a cadeira de ministra em uma das duas vagas destinadas a advogados no tribunal.
Agora, além de contar com os quadris do procurador geral, Roberto Gurgel, que sentou em cima do processo e não deu o seu parecer sobre o caso, a família Sarney conta com com o reforço de uma ex-advogada para defender seus interesses, como ocorre no TRE, onde José Carlos Sousa e Silva, também ex-advogado da família, segura processo movido pelo Ministério Público Eleitoral com o mesmo objetivo de cassar o mandato da governadora.

A lista para escolha dos ministros que ocupam as vagas de advogado no TSE é feita tradicionalmente pelo Supremo. De acordo com o artigo 7º, inciso II do Regimento Interno do STF, “compete ainda ao Plenário — eleger, dentre os ministros, os que devam compor o Tribunal Superior Eleitoral e organizar, para o mesmo fim, as listas de advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral a serem submetidas ao presidente da República”. Além de Luciana Lóssio, compunham a lista tríplice enviada à presidente Dilma pelo Supremo Tribunal Federal os advogados Admar Gonzaga e Joelson Dias.

Luciana Lóssio é advogada com conhecida atuação no TSE, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal. Tem 38 anos, trabalhou na área jurídica da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) e também advogou para o ex-governador José Roberto Arruda, então no DEM, e para Roseana Sarney (PMDB).

Antes de compor o TSE, a advogada atuou em defesa do deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), quando ele obteve o direito de se desfiliar do Partido da República sem perder o mandato na Câmara dos Deputados sob acusação de infidelidade partidária. O então ministro Marcelo Ribeiro reconheceu a justa causa para a desfiliação depois que o próprio partido afirmou que “a manutenção do Requerente (Sandro Mabel) em nosso quadro de filiados causará indiscutivelmente constrangimentos de natureza política para ambas as partes, como de fato vem ocorrendo”.

Sandro Mabel entrou com ação no TSE com o argumento de que foi vítima de discriminação pessoal da direção e de outros integrantes da legenda, o que justificaria sua saída do partido sem a punição de perda do mandato. Convenceu.

Fonte: JP

Prefeita Marly Sousa é acionada por improbidade administrativa.






A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bacabal ajuizou, em 22 de janeiro, Ação Civil Pública contra a prefeita do município de Conceição do Lago Açu, Marly dos Santos Sousa Fernandes, por atos de improbidade administrativa referentes ao exercício financeiro de 2009. A ação foi proposta pelo promotor de justiça Henrique Helder de Lima Pinho.

A Ação Civil Pública é resultado da apuração de irregularidades, inicialmente detectadas por meio da análise da Prestação de Contas, realizada no ano de 2010 pela Câmara Municipal de Conceição de Lago Açu e que se encontram no Relatório da Auditoria da Câmara de Vereadores n°01/2010.

Ao analisar o relatório e outros documentos, o promotor Henrique Helder de Lima Pinho observou várias irregularidades tais como indícios de fraude nas licitações e em despesas, o que caracteriza Atos de Improbidade Administrativa.

A gestão da prefeitura dispensou licitação sem parecer jurídico que justificasse a necessidade de dispensa dos objetos e serviços; realizou Tomada de Preços (licitação) sem a apresentação dos participantes nem elaboração de ata dos trabalhos; e executou licitação de Convite sem a elaboração da ata dos trabalhos.
Marly dos Santos também pagou, sem a devida licitação, a quantia de R$ 56.167,10 referente à elaboração de folha de pagamento, material e serviços gráficos. Outro montante, no valor R$ 62.700,00, foi pago sem licitação e sem discriminar o objeto ou serviço que foi adquirido.

"O que se verifica neste caso é um completo atropelo das normas constitucionais e da legislação efetiva, fato que maculou a administração pública de Conceição do Lago Açu de modo irreparável", afirmou o promotor de justiça.

O MPMA requer o imediato sequestro dos bens da prefeita, além da quebra dos seus sigilos bancário, fiscal e imobiliário. Foi pedido, ainda, a condenação de Marly dos Santos Sousa Fernandes ao ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de cinco anos.

Fonte: (CCOM-MPMA)

Prefeita Teresa Murad dá "rasteira" nos professores revogando Plano de Cargos e Carreira.




Foi durante sessão na Câmara Municipal de Coroatá, realizada na tarde da última sexta feira (02) que os vereadores de situação votaram a favor da lei que revoga o Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração do Magistério Público. Leia abaixo as defesas dos vereadores de oposição e situação.


DEFESAS DOS VEREADORES DE SITUAÇÃO

Os vereadores de situação, liderados pelo vereador Junior Buhatem (PMDB), defendiam a aprovação da lei que revoga o Plano de Cargos e Carreiras, alegando que a mesma é bem mais completa, e explicaram que o Plano aprovado no fim do ano passado foi uma arma política da então gestão do prefeito Luís da Amovelar, uma vez que ele havia perdido as eleições. Questionaram com ênfase, o fato de terem 8 anos para criarem o Plano e somente no fim do mandato fizeram isso. O vereador Marcos (DEM) que era vereador de oposição no ano passado e que votou a favor do Plano quando ele foi aprovado, disse que se sentiu forçado a votar na aprovação, sem entender com clareza o que o plano proporcionaria e por conta dos vários professores que estavam acompanhando na sessão da câmara, imaginando que poderiam criar um clima desagradável, caso ele votasse contra.


DEFESAS DOS VEREADDE OPOSIÇÃO

Os vereadores de oposição, liderados pelo vereador Diogo Gonçalves (PT), repudiaram a aprovação da lei que revoga o Plano de Cargos e Carreiras, na defesa, eles destacaram as perdas que os professores passarão a sofrer, o caso das gratificações que os educadores tinham quando lecionavam na zona rural do município [quanto mais longe, maior eram as gratificações], o que não terão mais por conta da aprovação da lei. Também esclareceram o porquê de só aprovar o Plano no fim do ano passado. A explicação foi de que, por lei, isso só pode ser feito após o concurso público e a convocação de pelo menos 50% dos aprovados. A vereadora Lourdinha (PC do B) destacou que a justiça de Coroatá negou o pedido do grupo de Teresa Murad em revogar o Plano de Cargos e Carreiras, por considerá-lo relevando para a classe de professores, provando a importância do mesmo. O grupo de situação estava recorrendo à justiça do Estado.

Bem, lamentamos o não esclarecimento de vários pontos questionados durante a sessão da Câmara Municipal e que são de extrema importância, mas não tivemos acesso à lei que foi aprovada. Esperamos discutir este assunto durante a semana. Agora comente e dê sua opinião a respeito das duas versões e da aprovação que revoga o Plano de Cargos e Carreiras.

Fonte: Coroata OnLine



Blog Coroata Plugado


Claro que ainda está no início da administração, mas isso será questionado quando os professores se organizarem em sindicato e solicitarem o que está no Plano de Cargos e Carreira, o aumento desse ano foi bem menor cerca de 6%, enquanto que no ano passado o aumento foi de 22%. 

As informaçãoe que chegaram até o nosso blog, foi que os professores já estão organizando o sindicato para atuarem fortemente  em defesa dos direitos previstos em Lei no que diz respeito à valorização dos profissionais da Educação. 

Veja a Tabela acima retirada do site do Ministério da Educação para esse ano.


Bira diz que deseja que nova Mesa Diretora priorize o povo maranhense.







O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (1º), da solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, que aconteceu no Salão Nobre da Casa.

Na oportunidade foi informado que haverá eleição para a 1ª vice-presidência da Mesa, uma vez o deputado eleito, Ricardo Murad, desistiu do cargo e não tomou posse. A nova eleição ainda não tem data marcada.
No próximo dia 04, segunda-feira, às 08h 30min da manhã, haverá Sessão Solene de abertura das atividades legislativas do Biênio 2013-2015.

O gabinete do deputado Bira deseja que a nova gestão seja justa nas decisões e encaminhamento de pautas, e que tenham como prioridade o povo do Maranhão, que tanto carece de atenção e respeito.

Fonte: Assecom / Bira do Pindaré

Lágrimas de crocodilo: Sarney chora em discurso de despedida.




Ao despedir-se da presidência do Senado nesta sexta-feira (1º), José Sarney (PMDB-AP) chorou lembrando seu histórico como parlamentar e sua gestão no comando da instituição. Em discurso na sessão que define o novo comando da Casa, Sarney disse que “pautou suas gestões voltado ao futuro e a modernidade”, com ênfase em “aprofundar a democracia”.


“Dediquei toda a minha vida à política ao serviço do meu país. Minha reflexão final é que essa paixão do bem comum e da política é maior do que a paixão da vida”, disse. Sarney presidiu o Senado por quatro vezes e ocupa mandatos no Congresso há mais 50 anos.


Durante suas gestões no comando da Casa, Sarney protagonizou o escândalo dos atos secretos –em que medidas tomadas pelo parlamentar não foram publicadas oficialmente. O peemedebista enfrentou dez processos no Conselho de Ética, que acabaram arquivados.


Ao citar a imprensa, disse que “até o tempo corrige a prática de sua liberdade e de seus excessos”.
Na despedida, Sarney disse que faz parte da sua conduta “praticar a democracia e compreender a posição dos adversários”.


Fonte: Folha UOL

Flávio Dino começa a mostrar sua força para 2014: "A base do governo está mais quebrada do que arroz de terceira".




Flávio Dino está "rindo com as paredes". José Sarney vestiu o "fardão" e como Vitorino Freire passa a influenciar fora de cena. O governo da Presidente  Dilma está de portas abertas para Dino.
Dino pediu, pedido saiu. Foram 10 milhões no Ministério da Saúde, 26 milhões no Ministério da Educação. Todos os recursos foram destinados a Prefeitura de São Luís, somente no mês de janeiro.
Para completar a alegria do carnalval de Dino, a base parlamentar do governo dividiu-se em 6 blocos. Tem o caso em que o deputado corre o risco de ser líder de si mesmo
A oligarquia esta mesmo "moribunda"?  Tudo indica que está no caminho. Flávio Dino agradece penhoradamente.A base aliada do governo está mais quebrada do que arroz de terceira.

O Maranhão todo observa. 
 
 
Blog Cesar Bello

Prefeitura inicia operação tapa-buracos nas avenidas de SL.




A Prefeitura de São Luís deu início às ações de tapa-buracos na cidade. Para este primeiro momento, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) mapeou e priorizou as principais avenidas da capital. No total, 24 pontos foram diagnosticados e já estão em fase de execução.


Segundo o superintendente de Infra Estrutura Viária da Semosp, Claudio Cutrim, após atender as necessidades das avenidas, as frentes de trabalho seguirão o planejamento elaborado que abrange os percursos de ônibus.


Até a manhã desta quinta-feira, 31, oito pontos de avenidas já tinham recebido os cuidados. Entre elas estão: Avenida Jerônimo de Albuquerque, Casemiro Junior, Nossa Senhora da Conceição e Franceses.
 

CARNAVAL

Ainda de acordo com o planejamento da Semosp, nesta sexta-feira (1º), as atividades serão concentradas nos percursos do carnaval. A secretaria formou uma equipe abrangente com as superintendências de Infra Estrutura Viária, Iluminação e Limpeza Pública para atender de forma eficiente as demandas recebidas por conta do período carnavalesco.

Fonte: JP

Renan diz que não comenta denúncia da Procuradoria.




O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), favorito a assumir a presidência do Senado, afirmou nesta sexta-feira que não viu a denúncia da Procuradoria-Geral da República enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal).

"Não vi. Não posso comentar", disse ao ser questionado, na chegada ao Senado, se isso poderia mudar o resultado das eleições. "Voto secreto você nunca sabe".

Renan chegou acompanhado pelo atual presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e percorreu os gabinetes dos senadores em busca de apoio.

O favorito à presidência do Senado é acusado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e uso de documento falso, segundo a revista "Época".

A revista afirma que teve acesso a íntegra da denúncia oferecida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na última sexta-feira (25) ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra Renan que aponta esses crimes.

Segundo Gurgel, Renan apresentou notas frias e documentos falsificados para justificar a origem dos recursos que o lobista de uma grande empreiteira entregava, em dinheiro vivo, para pagar a pensão de sua filha com a jornalista Mônica Veloso.


Folha UOL

Dispensa de Licitação: Modalidade de Compra preferida da prefeita Teresa Murad.




Para quem diz que o municipio de coroatá não tem dinheiro para pagar os funcionários em atrazo.

Prefeita de Coroatá usa um dos métodos mais conhecidos para realizar suas compras, que é a modalidade de licitação Dispensa......Não precisa concorrencia, compra onde quer, com o preço que quer...

Veja realação das dispensas já realizadas

01 - Aquisição de mobiliários escolares R$ 1.499.542,34....40% FUNDEB
02 - Fornecimento de Combustível R$ 283.924,08
03 - Reforma Escola tresidela I R$ 422.268.11...40% FUNDEB
04 - Reparos e Adequações Complexo Educacional R$ 111.648,68...40%
05 - Reparos em Várias Escolas R$ 324.496,00...40% FUNDEB
06 - Reparos em vários Postos de Saúde R$ 348.436,80
07 - Aquisição de Generos Alimentícios, Merenda Escolar R$ 206.564,10...40% FUNDEB/PNAE.
08 - Contratação de Empresa para coleta de lixo R$ 666.566,45....FPM
09 - Aquisição de Utensilios para cantina R$ 743.166,16....R$ 743.166,16....FUNDEB 40%
10 - Aquisição de KIT Escolares R$ 347.541,07.....40% FUNDEB

DOU - 24/01/2013

SÚMULA RETIFICADORA DE DISPENSA DE LICITAÇÃO. A publicação
do Extrato Súmula de Dispensa de Licitação - REF.: Processo nº. 023/
2013 - Celebrado entre a Empresa: Auto Posto Franco Ltda - RATIFICAÇÃO:
Maria Tereza Trovão Murad - Prefeita Municipal, no Diário Oficial
do Estado do dia 18/01/2013, Publicações de Terceiros. ONDE SE LÊ:
"DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 15.451.0009.2045.0000-33.90.30".
LEIA-SE: "DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: "15.451.0025.1030.0000-
33.90.30.99. Coroatá (MA), 21 de janeiro de 2013. MARIA TERESA
TROVÃO MURAD - Prefeita Municipal.

Boa parte dos recursos da educação referente ao 40% do FUNDEB já tem destino certo, o que farão com os 60% do FUNDEB que é único para pagar professores.....


Por Manoel Sansão.