Aprovado o fim de 14º e 15º salários para deputado distrital.




A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou ontem projeto que acaba com o pagamento de 14º e de 15º salários aos parlamentares da Casa. Os subsídios eram pagos como ajuda de custo no início e no final de cada ano. O projeto, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado após acordo entre os líderes partidários.

Segundo a Câmara do DF, o pagamento do benefício foi instituído pelo Senado em 1996 e sua aplicação se estendeu aos Legislativos estaduais e à Câmara dos Deputados.

Mercadante defende piso dos professores como uma questão de valorização.



“A questão  do  salário  do  professor não é apenas trabalhista,  mas uma questão de valorização”, afirmou o ministro  da  Educação,  Aloizio  Mercadante,  durante  audiência pública realizada nesta quarta-feira, 29, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Ao defender o piso nacional dos professores, o ministro observou que a docência deve ser uma  carreira bem  remunerada e valorizada, caso contrário não será possível trazer os melhores profissionais para as escolas.

Mercadante   fez   uma   exposição   sobre   as   principais  metas  e  diretrizes  do  Ministério  da  Educação, apresentando  os  planos  da pasta, desde a educação infantil até a pós-graduação. Também fizeram parte da mesa   o   presidente   e   o  vice-presidente  da  comissão,  Roberto  Requião  (PMDB-PR)  e  Paulo  Bauer (PSDB-SC).

No debate, o ministro apontou a importância da alfabetização até a idade de oito anos. De acordo com ele, a alfabetização  –  saber  ler  e  escrever  e  fazer contas matemáticas simples – na idade certa permitirá melhor desenvolvimento  no  restante  do processo educacional, reduzindo a evasão escolar. “Alfabetização na idade certa  tem  que  ser  a  prioridade  das  prioridades  deste  país. Temos que atacar esse problema na origem e olhar para a valorização e capacitação dos 200 mil profissionais que fazem a alfabetização.”

Entre  os  temas  de  sua  apresentação,  o  ministro fez questão de dedicar especial atenção ao uso de novas tecnologias e ideias inovadoras na sala de aula, entre eles o projetor digital e os tablets, que serão distribuídos às escolas e professores. Para Mercadante, a escola precisa ser o caminho de acesso do jovem aos recursos tecnológicos,  para  que  ele  tenha  maior  acesso  ao conhecimento. “É preciso educar nossos jovens para o século 21”, disse.

Um  programa  nacional  a  ser  lançado,  sobre  educação  no  campo,  pretende impedir que escolas sejam fechadas nas zonas rurais, além de aumentar a escolarização da população dessas regiões. O projeto prevê a distribuição  de  material  didático  voltado  para  o campo,  formação  inicial  e  continuada  de   professores, educação de jovens e adultos, educação tecnológica voltada para atividades rurais, além de empreendedorismo e atendimento a escolas quilombolas.

Diego Rocha


Fonte: Portal MEC

Edvaldo da Informática fica em terceiro colocado para o curso de Administração Pública.



A Universidade  Estadual  do Maranhão - UEMA,  divulgou  o  resultado  do  Processo  Seletivo  de Acesso  a   Educação  Superior  -  PAES  2012,  e depois de tanta concorrência conseguimos o nosso objetivo que era de assegurarmos uma das vagas no processo seletivo no pólo de Timbiras.



Graças  à  Deus conseguimos  o  nosso  objetivo  e ficamos em 3º colocado, depois de ficarmos em 4º lugar no vestibular da FAESF para Ciências da Computação, mas por motivos superiores resolvemos trancar, agora surgiu mais uma oportunidade que estudaremos nos próximos quatro anos.

Flávio Dino: 'Este hospital matou meu filho'




“Não é possível alguém morrer de asma dentro de uma UTI. Esse hospital matou meu filho. Por que não me mataram? Eu preferia mil vezes estar naquele caixão no lugar dele”, desabafou Flávio Dino (PC do B), ex-deputado federal, juiz federal por 12 anos e atual presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), durante o sepultamento de seu filho Marcelo, de 13 anos, ontem (15), em Brasília.
“Lutei a vida inteira por justiça para hoje sofrer uma injustiça dessas. Não pode haver dor maior do que o pai enterrar um filho tão jovem, morto de uma forma tão imbecil”, disse Dino, um dos políticos mais promissores do Maranhão, candidato a prefeito de São Luís em 2008 e a governador do estado em 2010 – em ambas as eleições com desempenho notável, apesar de derrotado nos dois pleitos.

Marcelo Dino Fonseca de Castro e Costa morreu no início da manhã de terça-feira (14), na UTI do Hospital Santa Lúcia – um dos maiores de Brasília –, onde havia sido internado na segunda-feira, pouco depois do meio-dia, após sofrer uma crise de asma durante uma atividade física na quadra esportiva do Colégio Marista (609 Asa Sul),onde cursava o 9º ano do Ensino Fundamental.
A polícia, o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal apuram suspeita de negligência e erro médico no atendimento ao garoto. Flávio Dino postou em seu Twitter que o Hospital Santa Lúcia omite informações relevantes sobre o caso.

É a segunda vez neste ano que o Hospital Santa Lúcia – localizado na 716 Asa Sul – é investigado pela polícia por suposta responsabilidade por mortes.
Na noite de 18 de janeiro, o hospital não quis atender o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, que morreu na madrugada de 19 de janeiro no hospital Planalto, após sofrer um infarto agudo do miocárdio e não ser atendido tanto no Hospital Santa Lúcia como no Santa Luzia.

Duvanier não teria sido aceito no Santa Lúcia por não portar talão de cheques, necessário para deixar uma caução (garantia de pagamento) no hospital. A direção da casa de saúde negou o fato.

A mesma 1ª Delegacia de Polícia que investiga o caso da morte de Marcelo Dino apura a negativa de atendimento a Duvanier. A própria presidente Dilma Rousseff ligou para o ministro Alexandre Padilha, da Saúde, exigindo “providências exemplares” em relação ao caso da morte de Duvanier.

Dino transtornado – Durante o sepultamento de Marcelo Dino – que levou mais de 200 pessoas, entre colegas da escola, familiares e autoridades ao Cemitério Campo da Esperança –, o presidente da Embratur, Flávio Dino se abraçou, emocionado, ao governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), que já foi de seu partido, o PC do B, e pediu que ele ajudasse na apuração das autoridades sobre as causas da morte do menino. “Isso tem de ser feito para que Marcelo possa descansar em paz”, disse Dino a Queiroz, transtornado. O governador chegou a chorar após o pedido.

Diversas autoridades estiveram presentes ao velório e enterro de Marcelo, entre elas o vice-presidente da República, Michel Temer; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e da Câmara, Marco Maia (PT-ES); e o ex-presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.

Os ministros do Turismo, Gastão Vieira; das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também levaram solidariedade à família de Dino.

O PC do B enviou seus principais representantes, entre os quais o ministro do Esporte, Aldo Rebelo e o ex, Orlando Silva.

‘Peixinho’ – Portando faixas e cartazes, centenas de amigos e colegas de Marcelo do Colégio Marista entoaram músicas dos grupos Legião Urbana e Paralamas do Sucesso, os preferidos do garoto, que era torcedor do Flamengo e amante de esportes.

Uma das faixas tinha a inscrição “Peixinho, hoje um pedaço de nós segue com você”. Colegas de Marcelo no Marista explicaram que o apelido “Peixinho” foi dado ao menino por causa de um casaco com a estampa de um peixe que ele gostava de usar.

Investigações – O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) confirmou que já abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias da morte de Marcelo Dino.

A sindicância – que avaliará todos os procedimentos médicos adotados desde a internação do adolescente no Hospital Santa Lúcia até seu óbito – correrá paralelamente às investigações da Polícia Civil e do Ministério Público.
Este último, por meio da Promotoria de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida), informou que apreendeu o prontuário do garoto e 27 ampolas de medicamentos ministrados pelos médicos das 5h30 às 6h15 [horário de Brasília] de terça-feira, intervalo de tempo em que Marcelo apresentou piora em seu quadro de saúde.

Os três médicos que atenderam Marcelo Dino no período em que ele esteve internado no Hospital Santa Lúcia deveriam ter prestado depoimento na quarta-feira ao delegado Anderson Spíndola, titular da 1ª Delegacia de Polícia, que está à frente do caso. No entanto, os depoimentos foram transferidos para depois do Carnaval, pois a direção do hospital solicitou à polícia o adiamento das oitivas, alegando que os profissionais tinham consultas e cirurgias agendadas para a quarta.

Em nota emitida na terça-feira, a direção do Hospital Santa Lúcia negou negligência no socorro, erro no tipo de remédio ou falhas em sua administração. (Com portais)

POR OSWALDO VIVIANI*

Fonte:  JP


STF decide pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.



Por 7 votos a  4 , a Lei da Ficha Limpa será aplicada já nas eleições de 2012.

No início da noite de hoje, 16, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou, em sua maioria, pela validação da Lei da Ficha Limpa proveniente de um projeto de iniciativa popular. A sociedade civil organizada também se mostrou em favor da Lei através de alguns de seus representantes, dentre eles a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  Por 7 votos a 4, o STF decidiu que a Lei já será aplicada para as eleições de 2012. Para a OAB – Nacional e Seccional Sergipe –, a decisão foi comemorada como um resgate à ética na democracia brasileira.

Ophir Cavalcante, presidente do Conselho Federal da OAB, pronunciou-se mais cedo em sua página de relacionamento na rede social Twitter quando a votação alcançou seis ministros favoráveis à Lei contra um. O presidente da OAB nacional afirmou que a validação da Lei da Ficha Limpa é uma vitória da ética. “A decisão do STF sobre a Ficha Limpa resgata a ética como ponto essencial na democracia”, comentou. “A constitucionalidade desta Lei dá conteúdo social e ético à Constituição Federal”, acrescentou em seguida.

Assim que saiu o resultado da votação no STF o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, afirmou que a consagração da Lei da Ficha Limpa estabelecendo a inelegibilidade dos candidatos, sobretudo, nas próximas eleições, representa uma vitória da OAB e de toda sociedade brasileira.

 “Com esse resultado o povo brasileiro legitimará justamente aqueles que possuem um passado limpo e uma história que dignifique a sua representação. Estamos vivendo agora uma fase extremamente positiva com o fortalecimento das instituições, da democracia, da moralidade pública e do pleno exercício da cidadania. Enxergamos um novo horizonte e esperamos que os próximos gestores se norteiem pela honestidade, pela integridade e que esse novo espírito seja contagiante e estimule a participação de novos atores no processo político , especialmente daqueles que possam contribuir  para que  tenhamos um país mais justo e ético”, disse Carlos Augusto.    

A Lei

A Lei da Ficha Limpa prevê critérios de inelegibilidade mais rígidos para os candidatos aos cargos públicos, pautando-se em suas vidas pregressas. A Lei surgiu de um projeto de iniciativa popular, que coletou 1,3 milhão de assinaturas de eleitores no País e teve seu texto aprovado pelo Congresso Nacional no ano de 2010.

A votação da aplicação da Lei para o ano de 2012 ocorreu durante dois dias no Supremo Tribunal Federal. Foram a favor os ministros, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto, Carmen Lúcia e Marco Aurélio. Os votos contrários foram do ministro Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Cezar Peluso.

Fonte: STF

Lista de aprovados do PAES 2012 é divulgada.





A lista dos aprovados para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi divulgada na tarde desta quinta-feira (16), no prédio da Reitoria – Campus Paulo VI, Tirirical.

Participaram da solenidade de entrega dos resultados o reitor José Augusto Silva Oliveira, a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Olga Simão, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney; e a pró-Reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha.

A secretária Olga Simão parabenizou os aprovados e reafirmou a dedicação do Governo em oferecer educação de qualidade aos maranhenses. “O Governo do Estado está preocupado investir em ciência, inovação e tecnologia e qualificar os jovens para o momento único em que vive o Maranhão: da vinda de grandes empreendimentos à região e a abertura de novos postos de trabalho”, destacou.
No Paes 2012, 29.330 candidatos se inscreveram para a disputa de 4.480 vagas, sendo 2.610 para o primeiro semestre e 1.870 para o segundo semestre letivo. As vagas são para cursos nas modalidades presencial e a distância distribuídas nos campi, polos de educação a distância, cursos e turnos.

Além do Sistema Universal, o processo seletivo utilizou ainda o Sistema Especial de Reservas, destinando 10% do total de vagas para candidatos negros e oriundos de comunidades indígenas, tendo estudado exclusivamente em escola pública.

A Uema possui 24 Centros em 21 Campi em todo o estado, somando 32 cursos nas áreas tecnológica, de ciências sociais, de ciências agrárias e de ciências exatas e naturais, de educação e de saúde.

Na oportunidade, o reitor anunciou ainda a abertura de três novos cursos: Tecnologia em Gestão Ambiental (Açailândia), Tecnologia em Agronegócio (Itapecuru-Mirim) e Tecnologia em Agroindústria (São João dos Patos).

“Vamos integrar já para o vestibular que realizaremos neste ano os cursos de graduação tecnológicos por entendermos que há uma necessidade premente no estado de formar profissionais para atender esse novo cenário de investimentos que chega ao Maranhão. A Uema não pode se furtar dessa responsabilidade”, frisou o reitor.

Ao todo, foram 3.654 aprovados. De acordo com a pró-reitora Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, a Uema definirá, em breve, a destinação para as 826 vagas não preenchidas no processo seletivo. “Faremos um estudo para avaliar para onde vão estas vagas. A exemplo de edições anteriores, elas podem ser ocupadas por graduados seletivados”, disse.

Clique no link para acessar a lista:

Lindenberg é condenado a 98 anos de prisão.



Ao final do quarto dia de julgamento, Lindemberg Alves, de 25 anos, foi condenado a 98 anos e 10 meses de reclusão pela morte de Eloá e pelos outros 11 crimes cometidos durante o sequestro ocorrido em 2008 em Santo André, no ABC. Além disso, terá de pagar 1.320 dias-multa. A sentença começou a ser lida por volta das 19h35 desta quinta-feira (16) no Fórum de Santo André O júri composto por seis homens e uma mulher considerou que houve dolo (intenção) por parte de Lindemberg de matar Eloá - a defesa tentava convencê-los de que Lindemberg gostava da garota e não tinha a intenção de matá-la.

A decisão saiu pouco mais de três anos após Lindemberg sequestrar e matar Eloá, após mais de 100 horas de cativeiro. Para chegar a conclusão de que ele foi culpado pela morte, os jurados ouviram os depoimentos dos jovens que também foram sequestrados por Lindemberg, dos policiais que atuaram no caso e do próprio Lindemberg, o último a depor na quarta-feira (15). Foi a primeira vez que Lindemerg falou sobre o sequestro.

Pouco antes da leitura da sentença, a mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, apareceu na janela do fórum e causou alvoroço do lado de fora. Muitas pessoas ficaram comovidas.

"Além de eliminar a vida de uma jovem de 15 anos e quase matar Nayara e o bravo policial militar Atos Valeriano, causou enorme transtorno para a sociedade e para o estado", afirmou a juiza, na sentença. Ela afirmou também que as circunstâncias dos fatos que constam do processo "demonstram que o réu agiu com frieza, premeditadamente, em razão de orgulho e egoísmo, sob a premissa de que Eloá não poderia, por vontade própria, terminar o relacionamento amoroso".

A juíza afirmou ainda que requisitou ao Ministério Público que apure a declaração dada pela advogada de defesa, Ana Lúcia Assad, que disse à magistrada: "Você precisa voltar a estudar". A juíza considerou que houve crime contra a honra.

Ao final da leitura, a juíza foi bastante aplaudida pelas pessoas que foram ao fórum acompanhar a decisão. A mãe de Eloá também aplaudiu e depois abraçou um dos filhos dela, irmão da vítima.
 

Lindemberg ouviu a sentença de cabeça baixa. Ele não poderá recorrer em liberdade. Logo depois do término do júri, ele foi levado para o presídio de Tremembé.

O réu respondeu pela morte de Eloá, por duas tentativas de homicídio (contra Nayara Rodrigues da Silva, baleada no rosto, e o sargento da Polícia Militar Atos Antonio Valeriano, que escapou de um tiro); cárcere privado (de Eloá, Victor Lopes de Campos, Iago Vilera de Oliveira e duas vezes de Nayara) e disparo de arma de fogo (foram quatro) praticados entre os dias 13 e 17 de outubro de 2008 dentro do apartamento onde a ex morava, no segundo andar de um bloco da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no Jardim Santo André.
 
Rosanne D'Agostino e Roney Domingos 
 

Fonte: Do G1 SP


Vereador denuncia 'farra de combustível'.





O vereador Sthelio Cordeiro, de Pinheiro, denunciou que a Câmara Municipal vem fazendo um verdadeiro ‘carnaval’ com o dinheiro destinado à compra de combustível, previsto no orçamento, no valor de R$ 64.394,40.

Segundo Cordeiro, apesar de possuir apenas um carro e a atual presidente ter cortado uma cota que era destinada aos demais edis na gestão anterior, os números apresentados nos balancetes do ano de 2011 mostram que foram gastos R$ 38.217,96, de janeiro a novembro.

Informa o vereador que um veículo Eco Sport, comprado pela Câmara, ainda na administração do edil Gilmar Soares, em 2010, tem sido motivo de divergências entre os pares. Segundo informações, em 11 meses, menos de um ano, o ‘carro oficial’ já teria rodado cerca de 122.832 km; ou seja, 10,2 mil km por mês.

“O mais interessante é que no painel do veículo marca apenas 54 mil km; isso, nos quase três anos desde que foi comprado. Portanto, qual foi o veículo que rodou os 69 mil km restantes”?, indaga Sthelio.

Os balancetes mostram que no mês de maio foram gastos R$ 6.684,32 (média de 2.387), 26 litros de gasolina mês (media de 79,58 dia). Isso, segundo o vereador, daria para rodar 715,5 km por dia. No mês de junho, informa ainda, o carro dos vereadores andou um pouco mais, sendo gastos R$ 8.153,41 no mês (média de 2.911), 93 litros (97,06/dia,, 970,6 Km). No mês de julho apesar do recesso, R$ 4.771,60 (média de 1.704), 14 litros (56.80/ dia), 511,02 km. Já no mês de agosto, após as ‘merecidas’ férias, as viagens do carro oficial não pararam e o gasto chegou a R$ 4.477,15 (média de 1.598,98 litros), 52 litros/dia, 462 km. Em outubro (2011), R$ 9.401,60 (média de 3.357 litros de gasolina/mês; 111 litros/dia, o que daria para rodar 999 km. Em novembro, R$ 4.729,88 (1.689,24 litros), 56,31/dia, 506,7 km.

Esses cálculos, segundo o vereador, foram baseados nos balancetes mensais até o mês de novembro 2011, e a quilometragem na média de consumo (9 Km por litro de gasolina); ou seja, dos R$ 38 217,96, foi pago no posto F. Mendes Filho o equivalente a 13.648 (treze mil seiscentos e quarenta e oito litros gasolina), o que daria para rodar 122.832 km.

Outra coincidência, conforme o edil denunciante, é que o referido posto pertence ao pai da chefe do setor de finanças, Marize Mendes, irmã do ex-prefeito Filuca Mendes”.


Fonte: JP

Morre filho de Flávio Dino.



Morreu, no início da manhã de hoje (14) – às 5h30 –, em Brasília, Marcelo Dino, de 13 anos, um dos dois filhos do presidente da Embratur Flávio Dino de Castro e Costa (PC do B), ex-deputado federal e segundo colocado na eleição para governador do Maranhão em 2010.

De acordo com o que o Jornal Pequeno apurou, Marcelo teve uma forte crise de asma, na manhã de ontem (13), quando estava na escola, na capital federal. Levado ao hospital Santa Lúcia, o jovem teve agravamento de seu quadro de saúde na noite de ontem e faleceu na manhã de hoje.

Marcelo era filho de Flávio Dino e da professora da Universidade de Brasília (UnB) Adriana Fonseca, ex-mulher do presidente da Embratur. O casal teve outro filho, Vinícius, que está com 17 anos.
 
Fonte: JP

Braide diz que Assembleia deve acompanhar obras da BR-135.





O deputado Eduardo Braide (PMN) afirmou, na manhã desta quinta-feira (2), que é importante que a Assembleia Legislativa acompanhe, passo a passo, o andamento das obras de duplicação da BR-135. “Esta Casa deve estar vigilante no que diz respeito a todo o processo de duplicação desta rodovia, para saber se os prazos que foram estabelecidos para cada trecho serão cumpridos”, declarou.

Em seu pronunciamento, Eduardo Braide disse que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) encaminhou a seu gabinete as informações solicitadas sobre o processo de duplicação da BR-135. Segundo o órgão, o projeto Executivo de Engenharia para o lote 1 do trecho de Estiva a Bacabeira da BR-135 está sendo revisado pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa do Dnit e deverá ter a revisão aprovada até o próximo dia 29 de fevereiro.

De acordo com o documento encaminhado pelo Dnit, as obras para o trecho do Km 24 ao Km 51 estão inclusas no PAC II, ou seja, o trecho de Estiva a Bacabeira está dependendo da revisão do Projeto Executivo. Ou seja, o prazo estabelecido foi o final de fevereiro, e os recursos já estão assegurados pelo PAC II.

O Dnit informou também que o Projeto Executivo de Engenharia para o Lote II, Bacabeira a Oiteiro, foi analisado, revisado, reanalisado e está pronto. Por fim, o Projeto Executivo de Engenharia do Lote III, do trecho de Oiteiro a Miranda do Norte, deverá ser concluído até 29 de fevereiro de 2012, ou seja, no mesmo prazo estabelecido para o Lote 1.

Eduardo Braide frisou que é importante que tanto a bancada estadual quanto a federal do Maranhão façam esforços para sensibilizar o governo federal no sentido de destinar recursos do PAC 2 para o trecho 2 e o trecho 3. “Este esforço precisa ser feito para que a gente venha a evitar que vários maranhenses percam suas vidas ao longo da BR-135 e evitar aquele caos que se forma a cada final de semana, a cada feriado por conta da situação em que se encontra essa artéria tão fundamental para o desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou.

Fonte: Agência Assembleia

PT e PMDB juntos nas eleições municipais !!!!! e Coroatá, como ficaria ???





Caros leitores.

Parem para pensar: Já imaginaram o PT coligado com o PMDB nas eleições municipais ??? Pois é, será que o grupo de oposição não está bolando essa possibilidade com o fim de tentar vencer de qualquer maneira as eleições de outubro em Coroatá???? 

Como vocês sabem a aliança deu certo para presidente e nos estados, agora já passou pela sua cabeça o PT e o PMDB juntos em Coroatá ????? Já pensou que reviravolta aconteceria no cenário político-coroataense??? Como ficaria a situação dos prés-candidatos: Domingos Alberto (PT), Odair José (PT)....Para vereador: Prof.: Edimilson, Diogo, Maria Baiano...etc.

A matéria abaixo foi tirado do blog do Robert Lobato no ano passado, leiam porque a possibilidade existe, só não sei até que ponto, mas em Brasília se consegue muita coisa.....fiquemos de olho.


Matéria: 

O vice governnador Washington Luiz voltou a defender o projeto de aliança entre o PT e o PMDB para as eleições municipais de 2012.
Cauteloso, porém, Washington reconhe que haverá problemas em algumas cidades e que não será fácil consilidar essa aliança em várias cidades do estado.

“Vai haver município onde vamos sair juntos e em outros separados. Estamos visando principalmente 2014″, disse à reportagem do Estado do Maranhão o vice-governador.

Realmente a base do PT demonstra muita insatisfação com a forma como o partido tem sido tratado até aqui pelo governo, que ainda não deu sinais claros de prestígio à legenda que chegou a colocar a sua história em xeque para ajudar eleger a governadora Roseana Sarney, em 2010.

Leia a íntegra do editorial da coluna “O Estado Maior”, do jornal O Estado do Maranhão, edição deste sábado (23):

Vice, PT e PMDB

Não está descartado o projeto de aliança do PT com o PMDB para a corrida eleitoral em São Luís. Ontem, em conversa durante o ato em que a governadora Roseana Sarney deu a largada na Via Expressa, o vice-governador Washington Oliveira revelou já ter iniciado conversações com membros do PMDB no sentido de que a aliança PT-PMDB seja reeditada para as eleições municipais do próximo ano e na estadual de 2014.

Washington Oliveira observou, no entanto, que esse não é um projeto eleitoral fácil de ser montado, porque depende de muitas rodadas de conversas e concessões de ambas as agremiações. A viabilidade da aliança só será avaliada depois dessas rodadas de negociações.

O vice-governador confirmou informações correntes nos bastidores de que ele já vem mantendo conversações com membros da cúpula do PMDB, entre eles o secretário estadual de Articulação Política, Hildo Rocha, e o deputado estadual Roberto Costa. – Coloquei que seria importante repetir a aliança. Nós estamos conversando. Cada município é um caso. Vai haver município onde vamos sair juntos e em outros separados. Estamos visando principalmente 2014 – disse o vice-governador.

Líder da ala majoritária do PT no Maranhão, Washington Oliveira exprime exatamente a orientação do comando nacional do partido, que defende a aliança do PT com o PMDB também nos estados. Essa também é a orientação da presidente Dilma Rousseff. Não há, pelo menos de maneira aparente, restrições à aliança dentro do PMDB, mas há forte resistência dentro do PT. Uma ala radical petista faz de tudo para minar a aliança com o PMDB no plano nacional e inferniza as alianças estaduais, a exemplo do que acontece no Maranhão. Mas há indicações de que ela vai perder mais uma vez.

Fonte: Blog Robert Lobato