Facebook divulga lista das matérias mais compartilhadas em 2011.



O Facebook divulgou a lista das 40 matérias mais compartilhadas por seus usuários americanos em 2011.
A primeira é uma reportagem publicada em 15 de março pelo "New York Times" que mostra imagens de satélite do Japão antes e depois do terremoto e do tsunami. 

Já o anúncio feito de que o zodíaco teria um novo signo, Ophiuchus, ganhou duas posições no topo da lista, o terceiro e décimo lugar. 

Entre as dez primeiras estão também artigos sobre educação, vídeos engraçadinhos e histórias sobre animais. 

AS DEZ PRIMEIRAS POSIÇÕES
 
1º Fotos de satélite do Japão, antes e depois do terremoto e tsunami (New York Times)

2º "O que os professores querem realmente dizer para os pais?" (CNN)

3º "Não, o seu signo não mudou"

4º "Pais, não vistam suas filhas como vagabundas" (CNN)

5º (vídeo) - "Pai e Filha dançam Medley" (Yahoo)

6º "Em funeral, cachorro chora a morte de militar da marinha no Afeganistão" (Yahoo)

7º "Você vai pirar quando ver o novo Facebook" (CNN)

8º "Cachorro no Japão fica ao lado de amigo doente nos escombros" (Yahoo)

9º "Crocodilo gigante é capturado vivo nas Filipinas" (Yahoo)

10º Novas datas dos signos do zodíaco: Ophiuchus é o 13º signo? (The Huffington Post)

Fonte: FOL

'Ser fiel é tão arriscado quanto trair', diz psicanalista.




Autor de livros de sucesso, o psicanalista britânico Adam Phillips atrai leitores fugindo do jargão e tratando de temas como o flerte ou a gentileza, que não costumam receber atenção acadêmica. Suas obras, que combinam psicanálise, filosofia e literatura, são populares, mas ele mesmo, não. Nem e-mail tem. "Restringi ao máximo minhas formas de comunicação." 

Phillips trabalha agora em "Missing Out", um livro sobre coisas que deixamos de lado na vida, a ser lançado no segundo semestre de 2012. 

Nesta entrevista feita em seu consultório, em Londres, o autor de "Monogamia" fala sobre riscos da crença no "felizes para sempre". 

*
Folha - Em "Monogamia", o senhor diz que não há nada mais escandaloso do que um casamento feliz. Por quê?
Adam Phillips - O que amamos e odiamos num casamento feliz é ver nossos primeiros desejos e medos acontecendo na vida real. Toda criança começa seu desenvolvimento em uma relação monogâmica, com a mãe. E a maioria passa os primeiros 11, 15 anos da vida muito conectada a mãe e ao pai. É uma espécie de monogamia bissexual. Crescer é passar da necessidade de ter só uma pessoa para a necessidade de ter duas (mãe e pai) e a necessidade e a capacidade de se relacionar com várias. 

Daí nossa tendência para a relação monogâmica?
A relação monogâmica é uma memória muito poderosa, é onde começamos. Hoje, muita gente acha difícil manter uma relação monogâmica. Queremos coisas opostas, desejamos coisas proibidas e não sabemos que queremos essas coisas. A cultura torna os desejos muito problemáticos. Muitas pessoas desejam um relacionamento monogâmico, apesar de não serem capazes de lidar com ele. 

Quais são as maiores dificuldades da monogamia?
Os problemas surgem quando as pessoas desejam esse tipo de relacionamento, mas não conseguem realizá-lo. E para quem pensa que é isso o que deseja, mas descobre que não era o que queria.
A solução, no caso dessas pessoas, é a infidelidade?
Sim. E pode dar certo, mas sempre com conflito. Todo mundo tem ciúme sexual, ninguém suporta dividir seu parceiro de sexo. Alguns dizem que suportam, mas é impossível. Se amamos e desejamos alguém, não queremos dividi-lo com outros. 

Isso tem a ver com a memória da relação entre mãe e bebê?
Sim. E também com o fato de termos necessidades e só determinadas pessoas poderem satisfazê-las. 

Concorda com a tese de que mulheres são por natureza propensas à monogamia?
Acredito na teoria da evolução de Darwin, mas penso que evolução envolve cultura. Há boas explicações em termos de sobrevivência da espécie para sustentar que a mulher quer um homem para a vida toda e o homem deseja mais parceiras, mas não acho que a questão da sobrevivência seja a explicação final. Se fosse, a família nuclear seria a única coisa óbvia a se fazer.
Há diferentes formas de garantir a reprodução da espécie, há muitos jeitos de criarmos as crianças. E muitas formas de fazer sexo, não explicadas por essas teorias. 

O senhor diz que uma sociedade sem a possibilidade de infidelidade seria perigosa...
Seria uma mentira. Colocaria pressão demais nos casais, obrigando um a ser tudo para o outro. É uma demanda moral irrealista. Outro perigo é a monogamia acabar com o desejo e virar uma prisão. 

Acha a sociedade hipócrita em relação à monogamia?
Sim, se ela afirmar que é a única forma boa de relação para todos e o tempo todo.
Mas hoje também há muita gente dizendo que toda relação monogâmica é hipócrita, o que não é verdade. Para alguns, é um desejo genuíno, uma experiência real. 

Tão real quanto traição?
As duas formas são construções sociais. O capitalismo trivializou a paixão, fez com que as pessoas se desiludissem em relação ao amor. Isso leva a pensar que as relações sexuais são algo que se compra no mercado só para levar a vida adiante. O capitalismo tenta dissuadir a criação de vínculos reais. E valoriza demais o prazer. E, para a psicanálise, o prazer é sempre um problema. Qualquer pessoa que te venda um prazer fácil está mentindo. Se o que queremos é prazer profundo, com troca entre pessoas, ele será difícil, cheio de conflitos. 

Como lidar com os conflitos?
As crianças deveriam ter aulas na escola sobre frustração, para entender como ela é valiosa. Para adultos, a psicanálise ajuda, é educativa. Os adultos precisam aprender a ser adultos. A maioria age como adolescente, não quer crescer, acredita em fórmulas mágicas de relacionamento. 

A fórmula 'feliz para sempre'?
Claro, é um ideal enganoso. Assim como achar que a pessoa que não se prende a ninguém é livre. São dois ideais igualmente enganadores. 

A monogamia não é também uma forma de evitar riscos?
Pode ser. Correr riscos é muito importante, mas não devemos pressupor que todos os riscos estão na infidelidade. Fidelidade é tão arriscada quanto traição, há muitos riscos na monogamia. 

Quais são eles?
Numa relação monogâmica, cada parceiro sabe e não sabe muitas coisas íntimas sobre o outro. Outro risco é descobrir as limitações do relacionamento humano, o quanto a outra pessoa pode de fato fazer por você. E há o risco de formar uma família. 

Por que não considerar esses riscos tão atraentes quanto os riscos da traição?
Não fomos capazes de produzir relatos excitantes sobre a monogamia. Os bons romances são sobre adultério. Por isso, é difícil articular de forma interessante os prazeres da monogamia. Fica parecendo algo tedioso. Além disso, fomos educados para acreditar que a vitalidade está na heresia. Mas pode haver vitalidade nos dois tipos de relacionamento. O ocidental moderno e culto assume que a vitalidade esta só na heresia. Também está, mas essa não é toda a verdade. 

Do que precisamos, afinal?
De boas histórias que nos ajudem a viver. As únicas verdades úteis são as que nos ajudam a viver. Num relacionamento, o que você precisa é criar uma história na qual se sinta vivo com a outra pessoa. 

Hoje, temos mais opções para criar essa história?
Não sei. A cultura liberal oferece mais escolhas do que havia antes. Mas o capitalismo cria a ilusão de que temos muitas escolhas, quando na verdade temos muito poucas.
A única escolha é ser feliz ou não. É isso que está sendo vendido como o único programa: quanto prazer você pode ter, quão feliz pode ser. Só que felicidade pode ser como uma droga, nunca satisfaz, você quer sempre mais. Há coisas muito mais importantes que a felicidade: justiça, generosidade, gentileza. 

Fonte: FOL

Silvio Santos pode perder o seu "lá, lá, lá, lá..."



Quase dez anos após vencer Silvio Santos na Justiça, o compositor de uma das músicas mais famosas da TV levará uma bolada em dinheiro do dono do SBT e, de quebra, o jingle que marcou a trajetória do apresentador. 

Trata-se do famoso "Lá, lá, lá, lá... Agora é hora / De Alegria / Vamos sorrir e cantar / Do mundo não se leva nada / Vamos sorrir e cantar. Lá, lá, lá, lá... Silvio Santos vem aí...", que virou briga judicial envolvendo o compositor Archimedes Messina e o SBT.

Messina, que diz ser o criador do jingle de Silvio Santos, venceu em 2001 o processo que movia contra o SBT por danos morais e materiais pelo uso da música sem pagamento por mais de 40 anos.

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta quarta-feira (30). A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Depois de muitos recursos e apelações, o processo foi encerrado. Não cabe mais recurso por parte do SBT. Messina venceu a ação em que pede uma indenização de cerca de R$ 5 milhões à emissora, e o pagamento de cessão de direitos da música.

"Nos próximos dias, assim que sair a publicação da decisão da Justiça, o SBT terá de parar de executar a música ou comprar os direitos dela", diz a advogada de Messina, Eliane Jundi.

O compositor, hoje com 80 anos, não sabe ainda se vai pedir a revisão do valor estipulado para a indenização. Procurado, o SBT não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: FOL

Mapa mostra raio-x da qualidade da internet no Brasil.



O Simet mede velocidade, atrasos e ainda informa ao seu provedor, assim que tiver dados suficientes, a qualidade do serviço, permitindo que ele atue para melhorar a rede. O usuário pode informar o CEP de onde está realizando o teste para que o resultado integre o mapa, que mostra numa escala que varia do vermelho (ruim) ao verde (bom) todos os indicativos testados. A intenção é que o mapa seja dinâmico e represente os últimos seis meses de testes no país. 


Observando os resultados, dá para perceber que as cidades menores e do interior do Brasil têm mais pontinhos vermelhos do que as capitais e cidades maiores. "O resultado coincide com uma fotografia noturna do Brasil, ou seja, onde há mais lâmpadas acessas, há mais pessoas --consequentemente, mais velocidade de internet e mais testes sendo realizados nesses locais", diz Milton Kaoru, diretor de projetos do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação), braço executivo do CGI. 

"Velocidades mais altas estão concentradas nas grandes cidades da região Sudeste, um resultado que já era esperado", completa o diretor. Nem todas as cidades possuem testes --o que não quer necessariamente dizer que elas não possuam estrutura de internet. 

Uma análise do NIC.br mostrou que o mercado de provimento de acesso no Brasil é altamente concentrado, com praticamente 80% das conexões fixas fornecidas por apenas seis grandes provedores. Outros 1.928 provedores fornecem os 20% restantes. A atuação dos provedores também é geograficamente concentrada: 43% dos provedores atuam na região Sudeste, enquanto apenas 11% e 6% operam nas regiões Centro-Oeste e Norte, respectivamente. 

Fonte: FOL

Suspeito de tentar beijar mulher à força, jogador vai para prisão.



Preso durante a madrugada sob suspeita de estupro, o jogador Marcelinho Paraíba, 36, foi levado na tarde desta quarta-feira para o presídio de Campina Grande (PB).


O advogado do jogador do Sport, Afonso Vilar dos Santos, disse que ele ainda não foi levado a uma cela porque está no setor de reconhecimento do presídio. O defensor diz esperar que a Justiça decida até amanhã se mantém ou não a prisão do jogador.

Segundo a polícia, Marcelinho tentou beijar à força uma mulher de 31 anos durante uma festa que acontecia no sítio, em comemoração à volta do Sport à primeira divisão do futebol brasileiro.

O advogado de Marcelinho disse que ele nega ter agredido ou tentado beijar a mulher.

Para o delegado Fernando Zoccola, a tentativa foi um ato libidinoso com violência física que constrangeu a vítima --pela lei, isso é considerado estupro, crime inafiançável cuja pena varia de seis a 10 anos.

O delegado afirmou que o jogador mordeu os lábios, puxou o cabelo e rasgou parte da roupa da mulher. O irmão da suposta vítima, que é delegado e estava na festa, chamou a polícia.

Outros três amigos dele foram detidos por resistência e desacato à autoridade policial, mas já foram liberados depois de cada um pagar fiança de R$ 1.000.

Fonte: FOL

PF faz operação contra tráfico de drogas em quatro Estados.



A PF (Polícia Federal) em Jales (585 km de SP) realiza nesta quarta-feira uma operação contra um grupo acusado de tráfico de drogas em quatro Estados. 

De acordo com as investigações, o grupo agia na região de Fernandópolis (SP) e tinha ramificações em várias outras cidades de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. 

Segundo a PF, as investigações começaram em agosto último e, desde então, 298 kg de cocaína foram apreendidos em quatro flagrantes ocorridos em diferentes ocasiões. 

Para a chamada Operação Colheita, a Justiça expediu 24 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão. Os envolvidos são suspeitos de tráfico e de associação ao tráfico de drogas. 

Fonte: FOL

Greve: Bira prevê que negociações serão concluídas nesta quarta.





A Assembleia Legislativa participa, hoje à tarde, de uma reunião com o comando do movimento paredista de policiais militares e bombeiros e representantes do governo do Estado. A expectativa é que até o final do dia seja encerrada a paralisação, iniciada na noite da última quarta-feira (23).

“Estamos muito otimistas quanto a isso e trabalhamos com a expectativa de que até o fim do dia as partes concluam as negociações”, afirmou o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) ). Pelo governo do Estado, esteve presente na reunião da OAB o secretário estadual de Projetos Especiais, João Alberto, assim como também os representantes do movimento paredista e o presidente da OAB-MA, Mário Macieira.

No encontro foram negociados nove pontos e destes, dois foram retirados de pauta: aposentadoria após 25 anos de prestação de serviços e a elevação do status do comandante-geral da Polícia Militar para secretário de Estado.

Dos pontos restantes, seis ficaram acordados, como anistia total aos envolvidos no movimento; jornada de trabalho de 40 horas; a criação de comissão paritária permanente para negociar uma série de demandas que por ventura ainda ficarem pendentes; e a instituição de 1º de março como data-base da categoria.

A principal reivindicação, o aumento de aproximadamente 30% nos salários, será negociada hoje à tarde, em uma nova reunião na OAB, programada para iniciar às 15h. “A proposta dos paredistas é escalonar esse percentual nos próximos quatro anos. Inicialmente o governo apresentou uma contraproposta inferior a este percentual, mas creio que hoje à tarde haverá um consenso”, acrescentou Bira.

O parlamentar considerou que a reunião de ontem à noite foi bastante produtiva e elogiou o diálogo o início das conversações. “O grande entrave era esse: a falta de diálogo. Mas creio que a partir de agora aconteça um grande avanço. Sempre disse que na hora em que o governo sentasse à mesa e começasse a negociar, esta situação toda terminaria o mais rápido possível. A reivindicação dos militares é justa e não são coisas exageradas, que estão ao alcance e que podem muito bem ser atendidas, por isso estamos bem otimistas”, concluiu o parlamentar.

Fonte: JP

Delegados decidem aceitar PEC do governo e greve acaba.





Os delegados da Polícia Civil do Maranhão decidiram hoje (29), em assembléia ocorrida pela manhã, acabar com a greve da categoria, que durou uma semana. Eles aceitaram o Projeto de Emenda à Constituição (PEC), proposto pelo governo estadual, que insere os delegados na carreira jurídica.
A inserção na carreira jurídica – prometida pelo governo no meio do ano e não cumprida – motivou a segunda paralisação da categoria neste ano.

Os delegados já haviam se reunido ontem (28) à tarde com a delegada-geral Teresa Cristina Rezende para avaliar o texto do projeto.
“O texto efetivamente contemplou todos os aspectos que reivindicávamos”, disse hoje ao Jornal Pequeno o delegado Marconi Lima, presidente da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão).

O Maranhão é a nona unidade da federação a inserir seus delegados de polícia na carreira jurídica.
 
(Oswaldo Viviani)

Fonte: Jornal Pequeno

Historiador desafia Sarney a testar 'imagem' nas ruas.







O historiador Marco Antonio Villa, em artigo incisivo publicado hoje (29) no jornal O Globo, traça um perfil sem maquiagem do presidente do Senado, José Sarney, e o desafia a testar sua imagem caminhando sozinho pelas ruas das principais cidades do Brasil. Leia o artigo:
A face do poder: um retrato de Sarney
 
MARCO ANTONIO VILLA*

José Ribamar Ferreira de Araújo Costa é a mais perfeita tradução do oligarca brasileiro. Começou jovem na política, conduzido pelo pai. Aos 35 anos resolveu mudar de nome. Tinha acabado de ser eleito governador do seu estado. Foi rebatizado por desejo próprio. Alterou tudo: até o sobrenome. Virou, da noite para o dia, José Sarnei Costa. O Costa logo foi esquecido e o Sarnei, já nos anos 80, ganhou um "y" no lugar do "i". Dava um ar de certa nobreza.

Na história republicana, não há personagem que se aproxime do seu perfil. Muitos tiveram poder. Pinheiro Machado, na I República, durante uma década, foi considerado o fazedor de presidentes. Contudo, tinha restrita influência na política do seu estado, o Rio Grande do Sul. E não teve na administração federal ministros da sua cota pessoal. Durante o populismo, as grandes lideranças lutavam para deter o Poder Executivo. Os mais conhecidos (Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Leonel Brizola, entre outros), mesmo quando eleitos para o Congresso Nacional, pouco se interessavam pela rotina legislativa. Assim como não exigiram ministérios, nem a nomeação de parentes e apaniguados.

Mas com José Ribamar Costa, hoje conhecido como José Sarney, tudo foi – e é – muito diferente. Usou o poder central para apresar o "seu" Maranhão. E o fez desde os anos 1960. Apoiou o golpe de 1964, mesmo tendo apoiado até a última hora o presidente deposto. Em 1965, foi eleito governador e, em 1970, escolhido senador. Durante o regime militar priorizou seus interesses paroquiais. Nunca se manifestou contra as graves violações aos direitos humanos, assim como sobre a implacável censura.

Foi um senador "do sim". Obediente, servil. Presidiu o PDS e lutou contra as diretas já. No dia seguinte à derrota da Emenda Dante de Oliveira – basta consultar os jornais da época – enviou um telegrama de felicitações ao deputado Paulo Maluf – que articulava sua candidatura à sucessão do general Figueiredo – saudando o fracasso do restabelecimento das eleições diretas para presidente. Meses depois, foi imposto pela Frente Liberal como o candidato a vice-presidente na chapa da Aliança Democrática. Tancredo Neves recebeu com desagrado a indicação. Lembrava que, em 1983, em fevereiro, quando se despediu do Senado para assumir o governo de Minas Gerais, no pronunciamento que fez naquela Casa, o único senador que o criticou foi justamente Ribamar Costa. Mas teve de engolir a imposição, pois sem os votos dos dissidentes não teria condições de vencer no Colégio Eleitoral.

Em abril de 1985, o destino pregou mais uma das suas peças: Tancredo morreu. A Presidência caiu no colo de Ribamar Costa. Foram cinco longos anos. Conduziu pessimamente a transição. Teve medo de enfrentar as mazelas do regime militar – também pudera: era parte daquele passado. Rompeu o acordo de permanecer 4 anos na Presidência. Coagiu – com a entrega de centenas de concessões de emissoras de rádio e televisão – os constituintes para obter mais um ano de mandato. Implantou três planos de estabilização: todos fracassados. Desorganizou a economia do país. Entregou o governo com uma inflação mensal (é mensal mesmo, leitor), em março de 1990, de 84%. Em 1989, a inflação anual foi de 1.782%. Isso mesmo: 1.782%!

A impopularidade do presidente tinha alcançado tal patamar que nenhum dos candidatos na eleição de 1989 – e foram 22 – quis ter o seu apoio. O esporte nacional era atacar Ribamar Costa. Temendo eventuais processos, buscou a imunidade parlamentar. Candidatou-se ao Senado. Mas tinha um problema: pelo Maranhão dificilmente seria eleito. Acabou escolhendo um estado recém-criado: o Amapá. Lá, eram 3 vagas em jogo – no Maranhão, era somente uma. Não tinha qualquer ligação com o novo estado. Era puro oportunismo. Rasgou a lei que determina que o representante estadual no Senado tenha residência no estado. Todo mundo sabe que ele mora em São Luís e não em Macapá. E dá para contar nos dedos de uma das mãos suas visitas ao estado que "representa". O endereço do registro da candidatura é fictício? É um caso de falsidade ideológica? Por que será que o TRE do Amapá não abre uma sindicância (um processo ou algo que o valha) sobre o "domicílio eleitoral" do senador?

Espertamente, desde 2002, estabeleceu estreita aliança com Lula. Nunca teve tanto poder. Passou a mandar mais do que na época que foi presidente. Chegou até a anular a eleição do seu adversário (Jackson Lago) para o governo do Maranhão. Indicou ministros, pressionou funcionários, fez o que quis. Recentemente, elegeu-se duas vezes para a presidência do Senado. Suas gestões foram marcadas por acusações de corrupção, filhotismo e empreguismo desenfreado. Ficaram famosos os atos secretos, repletos de imoralidade administrativa.

O mais fantástico é que em meio século de vida pública não é possível identificar uma realização, uma importante ação, nada, absolutamente nada. O seu grande "feito" foi ter transformado o Maranhão no estado mais pobre do país. Os indicadores sociais são péssimos. Os municípios lideram a lista dos piores IDHs do Brasil. Esta é a verdadeira face do poder de Ribamar Costa. Como em uma ópera-bufa, agora resolveu maquiar a sua imagem. Patrocinou, com dinheiro público, uma pesquisa para saber como anda seu prestígio político. Não, senador. Faça outra pesquisa, muito mais barata. Caminhe sozinho, sem os seus truculentos guarda-costas, por uma rua central do Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. E verá como anda sua popularidade. Tem coragem?

(Publicado em 29.11.2011, em O Globo)

"Esse será o meu melhor governo" disse Roseana Sarney no entanto: Caos no Maranhão: Greve dos Militares, Bombeiros e agora os Civis.



Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (28), os policiais civis decretaram greve por tempo indeterminado no Maranhão. A exemplo da Polícia Militar, os policiais civis também ocuparam o prédio da Assembleia Legislativa do Estado. Na noite desta segunda-feira, pelo menos 2,5 mil policiais militares, civis e bombeiros estão no prédio.

Os policiais civis querem o cumprimento de acordo feito com o governo do Estado, no início do ano, de implantação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) elaborado em 2008. O plano até o momento não foi implantado pelo executivo.




A partir de agora, apenas 30% do efetivo da Polícia Judiciária estará nas delegacias. Apenas crimes contra a honra e contra a vida, como homicídios e estupros serão registrados. Assaltos a mão armada, furtos, entre outras ocorrências de menor poder ofensivo não serão registrados.


Institucionalmente, a paralisação da Polícia Civil já começa com indícios de ilegalidade pelo fato de não ter sido obedecido o prazo de 72 horas de comunicação prévia ao governo do Estado. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Amon Jessen, afirmou que provavelmente a greve será declarada ilegal, mas isso não será problema na visão dele. “Quando fazemos tudo de forma legal, eles (a Justiça) declaram a greve ilegal. Agora, vamos para o tudo ou nada”, afirmou Jessen.

Com a greve dos policiais militares, todo o trabalho de policiamento ostensivo e da Polícia Judiciária ficará a cargo dos homens do exército e da Força Nacional. Alguns políticos da base de oposição ao governo Roseana Sarney (PMDB) já defendem uma intervenção federal no Estado.

A greve dos policiais militares e homens do Corpo de Bombeiros foi decretada quarta-feira à noite. Desde então, eles ocupam o prédio da Assembleia Legislativa do Maranhão e não pretendem deixar o prédio.

Os militares reivindicam aumento salarial de 30%. O comando de greve informou que apenas 15% das ocorrências registradas tiveram algum tipo de atendimento. O governo do Estado nega.

Nesta segunda-feira, o comando da Polícia Militar do Estado abriu processo de deserção de militares envolvidos nos protestos.

Fonte: Portal IG

Lupi foi assessor-fantasma da Câmara por quase seis anos.








O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi funcionário-fantasma da Câmara dos Deputados por quase seis anos. Ele ficou pendurado na folha de pagamento da Casa, com lotação na liderança do PDT, de dezembro de 2000 a junho de 2006, informa reportagem de Andreza Matais e Fernando Melo, publicada na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

No período, ele exercia atividades partidárias, como vice e presidente da sigla. 

A Folha ouviu assessores, deputados e ex-deputados do PDT. Os funcionários do partido em Brasília, que pediram para não ser identificados, confirmaram que Lupi não aparecia no gabinete da Câmara e se dedicava exclusivamente a tarefas partidárias.
 
OUTRO LADO
 
Questionado sobre sua passagem pelo Legislativo, Lupi afirmou apenas que de 1995 a 2000 exerceu, "em alguns períodos, assessorias legislativas na liderança do PDT", omitindo a maior parte de sua posterior passagem pela liderança do PDT na Câmara dos Deputados entre 2000 e 2006. 

Entre 1997 e 1999, Lupi foi assessor da liderança do PDT no Senado Federal. Mas, em 2002, segundo registros da Câmara ele era assessor da Casa e não teria se licenciado para candidatar-se ao Senado, como prevê a legislação. 

Ele nega e disse que cumpriu a lei.

 Fonte: Folha On Line

Idalgo Lacerda erra feio em dizer que água represada da barragem abastece povoado Bacabalzinho dos Vianas.



Em programa matinal na rádio Geração Jovem FM desta segunda-feira (28), o radialista e blogueiro Idalgo Lacerda comentando sobre uma visita ao Povoado Bacabalzinho dos Vianas e falando de alguns problemas no referido povoado, o radialista comentou sobre problemas de abastecimento de água feito pelo SAAE no referido povoado e fez algumas reinvidicações. 

O fato mais engraçado foi que para justificar a saída para o problema de abastecimento no povoado, foi em dizer que se não fosse a "água da barragem represada que alcança aprox.: 22 km", não tivesse chegado ao povoado, os moradores estariam passando dificuldades.

Tal atitude foi infeliz, pois a água represada da barragem não chega ao Povoado Bacabalzinho dos Vianas,  e outra coisa: os oitocentos (800) açudes prometidos por Ricardo Murad não sairam do papel, a região do povoado recebe água de áreas alagadas e quando chove os açudes e igarapés enchem naquela região se expandindo por lá, mas não represada da barragem.

Mais uma vez  o radialista mostra que desconhece a geologia coroataense e como era o sistema de governo dos antigos governantes de Coroatá, mas tem razão, ele chegou "ontem" em Coroatá e não sabe do que aconteceu nos dezeseis anos governados pelo antigo líder político de Coroatá.
    

Especialistas recomendam uso do 13º salário na quitação de dívidas.





A estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) é que o pagamento do 13º terceiro salário aos trabalhadores brasileiros injetará até dezembro cerca de R$ 118 bilhões na economia. O valor é 15,6% maior do que o estimado para o ano passado (R$ 102 bilhões). 

É preciso, no entanto, fazer algumas avaliações antes de decidir o que fazer com essa renda extra. No vídeo acima, os repórteres de Mercado Giuliana Vallone e Toni Sciarretta sugerem alguns investimentos, como os fundos de previdência PGBL e VGBL, ou mesmo a quitação ou diminuição de dívidas pendentes.
Leia mais sobre o assunto na edição desta segunda-feira da Folha.


Fonte: Folha On Line

Árvore de Natal da lagoa será inaugurada neste sábado no Rio.





A árvore de Natal da Lagoa será inaugurada neste sábado, na zona sul do Rio. Ela pesa 542 toneladas e tem 85 metros, o que equivale a um edifício de 28 andares.

O tema dos enfeites deste ano será "Um Presente para a Família Brasileira". Presentes flutuantes irão enfeitar a base e enfeites natalinos infantis, como bengalas e meias, complementam a decoração.


Serão 12 fases de luzes e cores produzidas por 3,3 milhões de microlâmpadas, 105 km de mangueiras luminosas e 2.100 estrobos, responsáveis pelo efeito de estrelas brilhando. As músicas natalinas reproduzidas poderão ser ouvidas em todas as margens da lagoa.


Fonte: Folha On Line

Menino de 8 anos morre vítima de bala perdida em Curitiba.



Um garoto de 8 anos morreu ao ser atingido por uma bala perdida, por volta das 22h de quinta-feira (24), na rua Maurílio Antônio Bonato, no bairro Tatuquara, em Curitiba.


Segundo o delegado Rubens Recalcatti, da Delegacia de Homicídios, dois suspeitos desceram de um Gol verde e disparam contra um jovem de 18 anos. Uma das balas, porém, atingiu o menino Luiz Henrique Katruski na barriga. Ele estaria comprando figurinhas em um mercadinho no momento do crime.

A criança chegou a ser levada pelo pai a um pronto-socorro municipal, mas não resistiu aos ferimentos. O jovem baleado está internado em estado grave.

O delegado afirma que já tem informações sobre os dois suspeitos e que deve ouvir os familiares das vítimas nos próximos dias.

OUTRO CASO

Um menino de 11 anos também foi vítima de bala perdida no sábado passado (19). O crime aconteceu por volta das 19h no bairro Sabará e os suspeitos queriam prestar contas com um adolescente que passava pelo local.

A criança, que estava em uma lanchonete, foi atingida na cabeça e morreu na hora.

Fonte: Folha On Line

Desembargador é parado em blitz e dá voz de prisão a PM no Rio.




Após ter seu carro oficial parado por agentes de uma blitz da Lei Seca em Copacabana (zona sul do Rio), o desembargador Cairo Ítalo França David, do Tribunal de Justiça do Estado, deu voz de prisão a um tenente da PM alegando que, por ser uma autoridade, não deveria ser fiscalizado. A informação foi divulgada pelo governo do Estado.

O desembargador, da 5ª Câmara Criminal, estava em carro oficial que era conduzido por Tarciso dos Santos Machado. Ao ser parado pelos policiais, o motorista se recusou a estacionar na baia de abordagem e parou o veículo no meio da rua. Além disso, se negou a fazer o teste do bafômetro e a entregar os documentos do carro.

David, então, desceu do veículo e disse aos agentes que não deveria ser fiscalizado por ser uma autoridade e deu voz de prisão para um dos integrantes da operação.

O carro do magistrado foi rebocado, e o motorista foi multado por se recusar a fazer o teste e a entregar os documentos.

Os envolvidos foram levados para a 13ª DP, em Ipanema (zona sul), onde o caso foi registrado.

Os agentes da Operação Lei Seca também foram à delegacia prestar depoimento como testemunhas. Após ouvir as declarações, o delegado Sandro Caldeira concluiu que não houve abuso de autoridade por parte dos agentes da operação e liberou o policial.

A Folha procurou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça para tentar entrar em contato com o desembargador. Ele, no entanto, ainda não foi localizado pela assessoria.

Fonte: Folha On Line

Policiais cobravam até R$ 30 mil de traficantes no Rio, diz PF.





A operação Martelo de Ferro prendeu nesta sexta-feira traficantes de drogas e PMs suspeitos de crimes no Estado do Rio. Em interceptações telefônicas obtidas com autorização judicial, policiais federais flagraram PMs que respondiam a processos na Vara Criminal de São Gonçalo extorquindo dinheiro de traficantes, sequestrando parentes de criminosos e até ordenando a prática de assassinatos.

Dependendo da posição ocupada pelo traficante na hierarquia da quadrilha, o valor cobrado de resgate para libertá-lo variava de R$ 500 a R$ 30 mil.

A operação desta sexta conta com 330 policiais federais e 90 policiais militares. Dos 46 mandados de prisão a serem cumpridos, 31 eram de pessoas que já estavam presas. Cinco foram presos hoje --dois acusados de tráfico, uma advogada e dois policiais militares. Um dos envolvidos está morto e os outros nove estão foragidos.

No total, 22 PMs tinham contra eles mandados de prisão. Todos são do 7º Batalhão da PM, em São Gonçalo.

A investigação durou um ano e meio e, durante este período, policiais flagraram nas escutas telefônicas negociações para a vinda de drogas intermediadas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), em Ribeirão Preto (interior de SP), para o Rio, para o Comando Vermelho.

Batizada de Martelo de Ferro em homenagem à juíza Patrícia Acioli --assassinada em agosto--, a operação descobriu que o Comando Vermelho transformou a favela do Salgueiro, em São Gonçalo (região metropolitana do Rio), cidade onde a juíza atuava, em um entreposto para a distribuição de maconha e cocaína.



Fonte: Folha On Line




Bolsonaro: 'Não chamei Dilma de homossexual'.




O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) negou ter questionado a sexualidade da presidente da República, Dilma Rousseff, no discurso que fez nesta quinta-feira (24), na tribuna da Câmara. Durante a explanação, ele disse, referindo-se à petista: "Se o seu negócio é amor com homossexual, assuma." A Terra Magazine, o parlamentar culpou a "língua portuguesa" pela interpretação dupla da frase.

- No meu discurso de hoje, perguntei se ela estava mentindo e pedi que ela explicasse sua relação com os homossexuais. A nossa língua portuguesa permite um montão de interpretação. Eu não chamei a Dilma de homossexual. Eu posso até pensar o quiser contra ela, mas não vou desqualificar o nível da importância do que está sendo tratado aqui.

A explanação inflamada do deputado foi mais uma reação ao kit anti-homofobia desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). A ideia do material nasceu a partir da constatação, por meio de pesquisas, de que as escolas brasileiras são, em geral, ambientes hostis para adolescentes homossexuais. A previsão inicial era que o kit, composto por cartilha, cartazes, folders e vídeos educativos, fosse distribuído para alunos do Ensino Médio, de 6 mil escolas. O projeto, no entanto, encontrou dura resistência da bancada religiosa, que tenta derrubá-lo.

- Neste ano, o ministro (Fernando) Haddad esteve na Câmara e prometeu para a bancada evangélica que iria retirar o "kit gay" (material anti-homofobia). Na época, a Dilma falou que o material era inadequado. Só que continua o "kit gay". Ontem (quarta-feira) teve uma nova audiência pública na Comissão de Legislação Participativa, onde foram expostas as diretrizes traçadas pelo MEC. Uma delas diz que os livros didáticos têm que conter capítulos sobre homoafetividade com o objetivo de combater a homofobia. Ou seja, os livros que o MEC vai comprar têm que falar sobre o tema. Dilma faz vista grossa - falou, irritado.

Fonte: (Portal Terra)

Senado paga consultoria para Sarney.




BRASÍLIA – Ex-presidente da República, ex-governador e pela quarta vez presidente do Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP) tenta, aos 80 anos, melhorar sua imagem. O senador pagou R$ 24 mil a uma consultoria para obter um diagnóstico do que deve fazer para melhorar a avaliação da sua carreira política.
 
O serviço foi pago com recursos da verba indenizatória do Senado – benefício a que todo congressista tem direito para custear despesas com o exercício da atividade parlamentar. Foram duas parcelas de R$ 12 mil pagas em julho e agosto para a empresa Prole Consultoria em Marketing.

Em nota, a assessoria de Sarney afirmou que o senador “obedeceu rigorosamente o regimento da Casa” e que “contabilizou apenas 30% do total que lhe estavam legitimamente disponibilizados”. A nota afirma ainda que “o foco da Prole é a divulgação da atividade parlamentar do senador José Sarney e foi realizada nas dependências do Senado, entre maio e junho deste ano”.

Fonte: (Estadão)

Denunciada, em Brasília, manobra dos Sarney na Justiça Eleitoral para evitar cassação de Roseana.




O deputado federal Domingos Dutra (PT) denunciou, no plenário da Câmara, manobras que a família Sarney estaria fazendo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para evitar a cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB).

O processo contra a governadora tramita na Justiça Eleitoral desde o ano passado, por abuso de poder político e econômico, expresso na celebração no mês de junho de 2010 de mais de mil convênios eleitoreiros com liberação automática de dinheiro a prefeitos municipais, Associações de Moradores, Clubes de Mães, Associação de Beach Soccer, Entidade Espírita, totalizando mais de meio bilhão de reais.

Dutra lembrou no Plenário o ‘golpe jurídico’ articulado pela família Sarney para cassar o ex-governador Jackson Lago. “Eles moveram céu e terra para cassar Dr. Jackson, acusado de ter participado de uma reunião no município de Pinheiro, em abril de 2006, e do aniversário da cidade de Codó, fatos ocorridos antes do período vedado por lei. Em abril de 2009, em uma sessão esdrúxula, Jackson foi injustamente cassado pelo TSE pelo placar de 4 a 3, sendo interrompido o mandato do primeiro governador eleito pela oposição após a ditadura”, afirmou o deputado.

Derrame de dinheiro - O parlamentar maranhense disse que em face do derrame de recursos públicos e outros abusos cometidos pela governadora Roseana Sarney, durante a campanha eleitoral, o ex-governador José Reinaldo Tavares ingressou no Tribunal Superior Eleitoral com um recurso contra expedição de diploma de nº 809, que tem como relator ministro Arnaldo Versianni.

Denunciou que somente nos dias 23 e 24 de junho de 2010 (data da convenção de Roseana) foram assinados cerca de 600 convênios com fins eleitorais e eleitoreiros. “Os recursos foram sacados na boca da caixa e usados na campanha de Roseana Sarney para comprar votos, apoios de lideranças, e até de prefeitos da oposição”.

Domingos Dutra Diante ressaltou que diante da gravidade dos fatos, constantes no recurso contra a expedição de diploma, o relator Arnaldo Versianni deferiu a produção de provas documentais e testemunhais das partes. “A governadora e o vice arrolaram várias testemunhas em vários cantos do Brasil, algumas delas com fórum privilegiado, visando proclastinar o julgamento do recurso”.

Testemunhas - Disse também que, através de Carta Precatória, determinou o TRE que colhesse o depoimento das testemunhas do Maranhão no prazo de 60 dias. No TRE-MA, garante Dutra, o processo ficou paralisado durante quatro meses - diferentemente de 2007 em que TRE providenciou a intimação de Jackson Lago um dia após a posse do ex-governador.

O deputado afirmou, ainda, que para ouvir as testemunhas da governadora e do vice, o ministro Versianni marcou audiência para o dia 28 de outubro passado para oitiva das testemunhas, expedindo Carta de Ordem para que as mesmas fossem ouvidas no prazo improrrogável de 60 dias. A Carta de Ordem chegou ao TRE-MA dia 1º de setembro de 2011, sendo distribuída para o juiz Sérgio Muniz, que é filho do Sr. Antonio Muniz, secretário-adjunto de Roseana Sarney.

Manobra e gentilezas - “A Carta de Ordem dormiu no gabinete do Dr. Sérgio Muniz durante 59 dias sem nenhum despacho e sem intimar nenhuma testemunha”, informou o deputado. Segundo ele, na véspera da audiência, dia 28 de outubro passado, “Sérgio Muniz acordou, devolvendo a Carta de Ordem ao TSE, sem cumprimento, alegando falta de documentação. Com esta manobra, a governadora atrasa em pelo menos para mais seis meses o julgamento do processo”.

Domingos Dutra também denunciou na Câmara que “coincidência ou não”, Sérgio Muniz está na lista tríplice para ser reconduzido para o TRE do Maranhão, cuja decisão compete à presidente Dilma. “Como no Maranhão acontece de tudo, talvez o Dr. Sérgio Muniz espere como recompensa desta gentileza uma mãozinha de José Sarney para ser reconduzido a mais alta corte eleitoral no Estado”, ressaltou.

Posse no TSE – O deputado enfatizou no Plenário que Sarney não dorme no ponto. “Ele dá plantão 24 horas na defesa de seu poder oligárquico e fará de tudo para salvar a sua filha da degola no TSE”. E lembrou que há cerca de três semanas, o presidente do Senado esteve na primeira fila do TSE prestigiando a posse da advogada Luciana Lócio, nomeada pela presidente Dilma.

“E sabem quem é a ministra Luciana Lócio? Foi advogada do PMDB e da governadora do Maranhão, inclusive na campanha eleitoral de 2010, inclusive junto no próprio Tribunal Superior Eleitoral. E sabem quem ela vai substituir no TSE? Exatamente o ministro Arnaldo Versianni, cujo mandato acaba em outubro de 2012, relator do processo de cassação de Roseana. É por isso que a oligarquia Sarney fará tudo para atrasar o julgamento do processo de cassação no TSE”.

Fonte: Jornal Pequeno

PF prende 2 homens em SL por tráfico internacional de drogas e apreende 27,7 kg de cocaína.


SÃO LUÍS/MA: Policiais Federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes prenderam, na manhã de ontem, 23, dois homens no bairro Cruzeiro de Santa Bárbara, em São Luís. As prisões aconteceram em uma casa onde foram encontrados 27,7 kg de cocaína juntamente com materiais e substâncias (bicarbonato de sódio e cloridrato de lidocaína) usados na transformação da cocaína em crack.




A ação policial foi iniciada a partir do recebimento da informação de que um homem identificado como U. D. F., que já havia sido preso pela PF em 2007 por tráfico de drogas, receberia drogas procedentes do Peru e distribuiria em diversos bairros de São Luís, como Cidade Olímpica, Cidade Operária, Santa Clara, Santa Efigênia e outros daquela região, para onde foram deslocadas diversas equipes de policiais.




Uma das equipes identificou o veículo que seria usado para o transporte das drogas, o qual era conduzido por F. R. Q. L., que também já havia sido preso em 2006 e 2010 pela PF por tráfico de drogas. Os policiais seguiram o veículo até a casa onde os dois traficantes foram presos em flagrante.




No momento da entrada dos policiais no imóvel, parte da cocaína estava sendo transformada em crack e o restante das drogas estava escondido no matagal atrás da casa, em local de difícil acesso.
Os dois homens foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, e, posteriormente, conduzidos para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerão custodiados à disposição da Justiça.

Fonte: Jornal Pequeno

Militares entram em greve e ocupam prédio da Assembleia.




Policiais militares e bombeiros decidiram na noite de ontem (23), em assembleia geral, paralisar suas atividades por tempo indeterminado. A categoria reivindica o reajuste de 30% decorrente da perda salarial dos últimos três anos e melhores condições de trabalho.

Mais de mil militares estiveram reunidos na sede da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Estado do Maranhão (Fetiema), na Praça da Bíblia, e decidiram de forma unânime pela decretação da greve, com objetivo de conseguir uma negociação com o governo do Estado. De acordo com o cabo PM Roberto Campos Filho, diretor da Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão (Assepma), desde o mês de fevereiro, deste ano, a categoria tenta negociar com representantes do governo, mas não houve êxito. 

No último dia 8, os policiais militares e bombeiros paralisaram suas atividades; porém, suspenderam o movimento após terem sido atendidos por um grupo de deputados, entre eles o líder do governo, Manoel Ribeiro, e o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, que se comprometeram em intervir junto ao executivo estadual a fim de tentar fazer com que a reivindicação dos manifestantes fosse acrescentada ao orçamento do Estado. Para isso, o parlamentar pediu o prazo de 15 dias, que se esgotou ontem.

Uma comissão, composta por vários representantes da categoria, esteve ontem durante todo o dia na AL, aguardando que a matéria fosse votada, mas tiveram a notícia que o orçamento prometido pelos deputados não havia sido enviado para a Casa, e ainda que o deputado Manoel Ribeiro havia viajado para Portugal. A comissão conversou somente com o presidente da Comissão de Segurança Pública da casa, Zé Carlos. O parlamentar falou para a categoria que passou a situação para o governo, mas não houve sinalização de negociação.

Por não haver êxito nas negociações, a categoria decidiu entrar em greve por tempo indeterminado. “Esta provado que o governo não quer negociação, pois chamou a Força Nacional, exonerou alguns coronéis e transferiu vários policiais. Estão querendo nos retaliar”, disse Roberto Campos.

O presidente da Associação Nacional dos Praças, Marco Prisco Caldas Machado, falou que a presença da Força Nacional não é problema para a categoria que tem a missão de reivindicar pelos seus direitos e melhores condições de trabalho. “A Força Nacional não é problema, pois eles nem conhecem a realidade do Maranhão”, disse. Ao ser questionado como ficaria a situação da segurança na Penitenciária de Pedrinhas, Marco Prisco declarou que a responsabilidade é da governadora Roseana Sarney.

Militares recebem apoio – Durante a reunião da categoria, no prédio da Fetiema, os militares contaram com o apoio de representantes da sociedade civil, delegados, agentes do sistema penitenciário e da Polícia Civil. “Essa manifestação não é somente dos militares, é um movimento generalizado que envolve todo o sistema de segurança do Maranhão. A reivindicação deve ser atendida pelo governo”, afirmou o delegado Jefferson Portela.

César Bombeiro, presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário (Sindspen); e Marcelo Penha, diretor do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), afirmaram que os agentes penitenciários e a Polícia Civil vão entrar em greve na próxima semana, por não terem suas reivindicações atendidas. Após a assembleia geral, os militares realizaram carreata pelas principais avenidas da capital maranhense e, em seguida, ocuparam o prédio da Assembleia Legislativa, no Cohafuma, inclusive a sala da presidência.
 
Policiais em greve ocupam a área externa da Assembleia 

Após decidirem, na noite de ontem, iniciar uma greve em todo Estado, por tempo indeterminado, os policiais militares e bombeiros ocuparam a área externa da Assembleia Legislativa em um protesto pacífico. A finalidade é pressionar o governo do Estado a atender a pauta de reivindicações das corporações antes da votação do Orçamento do Estado para 2012, especialmente o item que trata do reajuste salarial.

Fonte: Jornal Pequeno

Grupo fraudou INSS de vítimas de acidentes de Gol, TAM e Air France.




A quadrilha que a Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira é suspeita de fraudar benefícios previdenciários de vítimas de grandes desastres aéreos no país. 

Segundo a PF, foram identificados ao menos nove casos, sendo quatro relacionados ao acidente com o voo 1907 da Gol (2006), dois do voo 3054 da TAM (2007) e três do voo 447 da Air France (2009).
PF prende 16 suspeitos de obter pensões irregulares por morte.
 
Ao menos 160 policiais federais e técnicos da Previdência Social participam das operações "Miragem" e "Caixa Preta". No total, a Justiça expediu 17 mandados de prisão preventiva --todos já foram presos, segundo o INSS-- e 28 mandados de busca e apreensão. 

Como muitas pessoas que morreram não deixaram dependentes, foram forjadas relações de parentesco e dependência econômica para justificar a concessão de pensões por morte irregulares. 

De acordo com o delegado da PF Álex Levi Bersa de Rezende, coordenador da operação, os fraudadores usavam números de CPFs verdadeiros e criavam nomes fictícios para criar um falso laço de parentesco com alguma vítima dos acidentes. 

"As pessoas que faleceram nesses acidentes, e que a princípio não teriam deixando dependentes econômicos ou familiares, eram alvos desses criminosos. Eles utilizavam essas pessoas para criar um fantasma e entrar com pedido de pensão pelo falecimento delas", disse. 

As fraudes com pensões concedidas a falsos dependentes de vítimas de acidentes aéreos resultaram em prejuízo de R$ 358 mil. O primeiro benefício começou a ser pago em julho de 2010, e o último em agosto deste ano. 

Segundo Maria Alice Rocha Silva, superintendente regional do INSS, as quadrilhas sempre pediam benefícios próximos do teto previdenciário (R$ 3.691,74, atualmente). 

Além das fraudes nas pensões, a investigação identificou outras 156 aposentadorias obtidas com documentos fraudulentos. 

Neste caso, as quadrilhas cobravam R$ 40 mil por cada aposentadoria. Segundo o delegado, alguns dos "clientes" chegaram a vender o carro para juntar o dinheiro. 

No total, as quadrilhas causaram um prejuízo aos cofres públicos estimado em R$ 3 milhões. Todos os benefícios foram suspensos hoje. 

EMPREGO FALSO
 
"A organização criminosa era composta por quatro células distintas que trocam favores e irregularidades entre si, visando criar vínculos empregatícios irreais, segurados fictícios e relações de dependência econômica inexistentes. Para isso, falsificavam documentos públicos, inseriam dados falsos nos sistemas da Previdência Social e corrompiam servidores", informou, em nota a Previdência. 

De acordo com o órgão, despachantes e servidores inseriam informações fictícias nos sistemas previdenciários e falsificavam documentos públicos para conseguir a concessão de benefícios da prestação continuada, pensões por morte e aposentadorias. 

Entre os presos nesta quinta-feira estão cinco servidores do INSS, que atuavam nos postos de São João de Meriti (Baixada Fluminense) e Santa Cruz (zona oeste do Rio). 

Os suspeitos responderão pelos crimes de estelionato, inserção de dados falsos em sistemas de informação, falsidade ideológica, falsificação de documento público, advocacia administrativa e formação de quadrilha.
A quadrilha também realizava empréstimos consignados nos benefícios fraudados,informou a Previdência.
Fonte: Folha On Line

Polícia investiga caso de deficiente que foi preso e desapareceu em Maranhãozinho.




A Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) investiga o caso do deficiete auditivo e mudo Edevaldo Rocha, de 28 anos, que foi preso em uma festa, no município de Presidente Médici, no último dia 15 e está desaparecido. O rapaz, que também possui problemas mentais e toma quatro tipos de remédios controlados por dia, foi levado junto com um grupo de amigos adolescentes para o Destacamento de Maranhãozinho. Policias militares suspeitos de envolvimento no desaparecimento foram intimados na terça-feira (22) para prestar esclarecimento.

Segundo a lavradora aposentada Maria Raimunda Rocha, de 62 anos, mãe de Edevaldo, no dia 15 de novembro seu filho fugiu de sua casa, no município de Nunes Freire, para ir a uma festa na companhia de amigos vizinhos, adolescentes, em Presidente Médici. Um policial militar, identificado como cabo Neli, teria informado à mulher que o filho dela havia se envolvido em uma baderna na festa, por volta de 1h já do dia 16, e por esse motivo foi preso e conduzido, juntamente com os outros jovens que participaram do fato, para o Destacamento de Maranhãozinho.

Conforme a lavradora, somente depois de muito procurar o filho, uma vizinha, mãe de um dos adolescentes que estava com Edevaldo, identificada como Cíntia Borges, chegou à sua casa informando que havia encontrado Edevaldo em uma cela do Destacamento de Maranhãozinho, ao procurar por seu filho no local. “Ela me contou que meu filho, gesticulando, pedia para sair de lá, mas que os policiais não haviam permitido que Cíntia o trouxesse. Edevaldo ainda disse que aos militares que ele era deficiente, que não escutava e nem falava, mas não adiantou. Os PMs disseram que só o entregariam para a família. Fui lá, na mesma hora, mas quando cheguei fui informada que já tinham liberado meu filho”, detalhou Maria Raimunda.

De acordo com a aposentada, todos os adolescentes que foram presos com seu filho foram liberados às 6h do dia 16, e só Edevaldo permaneceu na carceragem. Às 10h do mesmo dia, foi quando ele foi visto por Cíntia e, às 15h, Maria Raimunda foi buscá-lo, mas não estava lá. “Perguntei como meu filho estava para um dos policiais, e ele me disse que estava bem e que quando foi solto saiu correndo que nem mesmo uma bala o pegava. Pedi para ver a cela em que Edevaldo estava e ela havia sido lavada com água sanitária. Ao perguntar por que a cela tinha sido lavada, eles me informaram que era um procedimento normal”, contou a lavradora.

A família começou a distribuir cartazes com foto do rapaz, na tentativa de obter alguma informação. A primeira delas foi que Edevaldo havia pegado um carro, na porta do local onde ficou preso, que iria para Santa Inês. “Soubemos depois que ele desceu em Araguanã e fomos à procura, mas não encontramos. Depois recebi uma ligação de que tinha sido visto na rodoviária de Santa Inês e fui para lá também. Fui ainda para Bacabal, Caxias e Caxuxa”, revelou Maria Raimunda.

De volta a Nunes Freire, Maria contou que pediu ajuda para o major Deça, que disponibilizou uma viatura para as buscas, mas ao solicitar o veículo um policial militar da cidade, cujo nome ela não soube informar, teria dito que a aposentada precisava colocar combustível no automóvel. “Coloquei R$ 50 e ele ainda me abandonou em Araguanã, sem ter como voltar para casa, alegando que tinha uma diligência”, detalhou a lavradora.

Em São Luís – Depois de não obter resultado em sua cidade, a aposentada decidiu vir para São Luís, em busca de ajuda. Ela foi até a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) denunciar o fato, onde foi assistida por uma equipe dos Direitos Humanos. Em seguida, se dirigiu ao Comando Geral, mas não teria sido recebida pelo comandante, coronel Franklin Pacheco, que estaria em uma reunião.

 Fonte: Jonal Pequeno

MP pede a condenação de 11 pessoas por improbidade administrativa em Estreito.


A 1ª Promotoria de Justiça de Estreito ajuizou, em 11 de novembro, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra 11 pessoas entre gestores, servidores, comerciantes e empresários do referido município (localizado a 493km de São Luís), envolvidos em fraude de licitação para a reforma da Escola Municipal Luiz de Oliveira, que custou R$ 148.800. Propôs a manifestação ministerial o promotor de Justiça Luís Samarone Batalha Carvalho.

A ação foi movida contra José Gomes Coelho (prefeito), Osvaldo Silva da Costa (servidor municipal e presidente da Comissão Permanente de Licitação - CPL) de Estreito), Eliane Santos Rodrigues (servidora municipal e membro da CPL), Wanderleia Sousa Silva (servidora municipal e membro da CPL), Analdyane Brito Noleto (secretária municipal de educação), Klene Rocha Pacheco (servidor municipal), João Luís da Silva Filho (servidor público estadual, marido da secretária de educação), José Defalla Silva Rodrigues (comerciante), Carla Rodrigues Pereira (comerciante), Roberto Araújo de Oliveira (advogado) e Raimundo Nonato Ramos (empresário).

Segundo o promotor de Justiça, os demandados cometeram irregularidades como liberação de verba pública sem a observação das normas legais, facilitação para enriquecimento ilícito de terceiro, ofensa aos princípios da legalidade, moralidade, honestidade e isonomia, violando a Lei nº 8.429/92.
 
FRAUDE

Foi apurado pelo Ministério Público do Maranhão que a empresa Carla Construções, vencedora da licitação para a reforma da escola, fora escolhida e contratada antes de o certame licitatório ser iniciado, tendo sido o procedimento fraudado para gerar impressão de legalidade junto aos órgãos fiscalizadores, sobretudo o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Concorreram com a Carla Construções, as empresas Construtora C.S. Ramos LTDA e N.R. Empreendimentos LTDA. Durante a investigação, o promotor de Justiça também suspeitou do valor apresentado pelas empresas, todos, muito aproximados: R$ 148.800,00, R$ 148.924,54 e R$ 148.929,60. Na apuração, o MPMA constatou que os acionados Roberto Araújo de Oliveira e Raimundo Nonato Ramos, membros das empresas que concorreram com a escolhida, contribuíram para a fraude.

No processo licitatório, a Promotoria observou a ausência de projeto básico, ausência de planilha de preços e inexistência de saldo orçamentário. Irregularidades que implicam na nulidade da licitação.

Igualmente foi constatada a ausência de vários documentos das empresas concorrentes e que as propostas não foram rubricadas pelos membros da CPL. Além disso, o processo não foi autuado, protocolado e numerado, entre outras ilegalidades.

Foi constatado, ainda, que a empresa escolhida não possuía condições técnicas para executar a obra, tanto que, posteriormente, uma outra construtora assumiu os trabalhos para corrigir irregularidades da obra, como rachaduras, paredes tortas e sem pilastras de sustentação.

"Lançado na modalidade carta-convite, o certame apresenta irregularidades gritantes, que não apenas tornam o contrato firmado com a suposta empresa vencedora nulo, mas indicam a existência de atos maculados desde a sua concepção, visando fraudar o procedimento e ferir os princípios da isonomia entre as empresas candidatas e da imparcialidade da administração", declarou o promotor de Justiça Luís Samarone Carvalho, no texto da manifestação.
 
PEDIDOS
Como medida liminar, o MPMA pede a indisponibilidade dos bens dos acionados até o limite de R$ 148.624,75 como meio de viabilizar o ressarcimento dos danos ao erário. Solicita, ainda, a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco a oito anos, pagamento de multa civil, proibição de contratar com o poder público, entre outras penalidades.
 
ACORDO
Segundo o promotor de Justiça Samarone Batalha Carvalho, logo depois das eleições municipais, o comerciante José Defalla foi procurado pela secretária de educação Analdyane Noleto e pelo servidor estadual João Luís da Silva, que o propuseram a obra de reforma da escola. Os detalhes foram acertados pelo prefeito José Gomes Coelho, que pediu a Defalla o orçamento da obra e a documentação da empresa, posteriormente entregues a Osvaldo Silva da Costa, presidente da CPL de Estreito.

Um detalhe apontado pela investigação do MPMA é que a empresa Carla Construções, de propriedade de Defalla cuja sócia majoritária é Carla Pereira Rodrigues (filha do comerciante), foi constituída após acordo do prefeito com Defalla para a realização de obras. O primeiro trabalho realizada pelo empresa foi a reforma do Ginásio Duartinho.

Carla e Defalla informaram que o objetivo inicial da obra da escola era somente a reforma do prédio. No entanto, o prefeito convenceu Defalla a construir também um anexo com novas salas de aula. O procedimento licitatório seria realizado posteriormente, como fachada para legitimar a escolha previamente efetivada. Mas somente a licitação referente ao prédio velho foi feita, mesmo assim de forma irregular.

"Como visto, o prefeito não mediu esforços para iniciar as obras e não mediu as consequências, deixando de observar as normas da Lei nº 8.666/93, pertinentes às licitações", afirmou o promotor de Justiça, na ação.
 
Fonte: (CCOM - MPMA)

Comissão do Senado aprova texto base do Código Florestal.



A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) a reforma do Código Florestal. A votação só foi possível após um acordo entre o relator Jorge Viana (PT-AC) e o governo para acolher demandas da bancada ruralista. Amanhã, a comissão vai analisar os destaques apresentados pelos senadores que propõem mudanças no texto do petista. 

O texto trata da conservação de florestas e o uso da terra. Ele define as porções de florestas a serem preservadas em propriedades rurais, seja para manter a biodiversidade (reserva legal), seja para conservar água e solos frágeis, como encostas. 

Senadores alinhados com o agronegócio ameaçavam barrar a votação caso não fossem atendidos em pelo menos três pontos que foram incluídos na emenda do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), que relatou o código em outras três comissões. 

O acordo prevê o fim de restrições para áreas produtivas em encostas com 25° e 45º de inclinação, que traria problemas à produção de leite. 

Outra concessão é a anulação das multas para os produtores em situação irregular que aderir ao Programa de Regularização Ambiental. Viana tentou emplacar que a chamada anistia valeria apenas para pequenos agricultores.

Há ainda uma mudança para as faixas mínimas de recuperação em APPs (áreas de preservação permanente). A obrigação para recompor margens de rios em pelo menos 15 metros de mata ciliar para rios até 10 metros de largura passa a valer para todas as propriedades. Para os rios maiores de 10 metros, a recuperação é de no mínimo de 30 metros até 100 metros. Os Estados vão definir as regras.

Após a votação na Comissão de Meio Ambiente, a proposta segue para análise do plenário do Senado. Como foi modificado, terá que passar por uma nova votação na Câmara.

O texto aprovado também fixa um prazo de um ano, prorrogável por mais um, para os proprietários aderirem ao chamado PRA, que os isentará de multas.

Ficam estabelecidas ainda faixas de recomposição das chamadas APPs em margens de rios. Nas últimas semanas, a bancada ruralista pressionou pela dispensa total de reposição para quem desmatou em margens de rios até 22 de julho de 2008.

Também fica previsto que o Brasil poderá impor barreiras comerciais a produtos agrícolas de países que não adotem legislações ambientais "compatíveis" com a brasileira. A medida autoriza a Camex (Câmara de Comércio Exterior) a adotar restrições à importação.
 
DEBATE
 
Diante de um plenário lotado por ruralistas, senadores ligados aos ambientalistas reclamaram da celeridade da votação. Argumentavam que não tiveram tempo necessário para avaliarem as mais de 200 emendas apresentadas ao texto. O clima do debate subiu após o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) pedir o adiamento da votação afirmando que há um clima de confusão sobre os efeitos das emendas em discussão.
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) reagiu e disse que Farias não foi visto nas diversas audiências públicas sobre o código.

O petista disse que a fala foi uma provocação, se defendeu e acusou o governo de ter fechado um acordo na calada da noite com os ruralistas. "Eu estou no meu papel de senador. Vou votar e não aceito qualquer tentativa de puxar orelha. Não aceito negociação na calada da noite com a bancada ruralista para impor a todos os senadores", disse.

Viana também rechaçou as acusações de interferência. "Não participei de conchavo, de qualquer acordo na calada da noite. É do parlamento fazer entendimento. Não recebi ordem do governo. Relatei com a minha consciência", disse.

Houve ainda, no entanto, elogios ao trabalho de Viana e Silveira, afirmando que eles melhoraram o texto da reforma encaminhado pela Câmara. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO), disse que apoiaria a proposta, mesmo sem concordar com todos os pontos porque não poderia agir como "criança birrenta". Viana se defendeu.

Para o representante do Greenpeace, Márcio Astrini, a proposta tem vários pontos questionáveis. A maior preocupação seria com a brecha para que no futuro novas áreas de desmatamento irregular sejam consolidadas "Isso é desastroso. Foi aberto um precedente perigoso e ninguém sabe como será o impacto dessa anistia."

Ele afirma que houve muita concessão aos ruralistas. "Quem desmatou até 2008 vai poder abater a recuperação do Imposto de Renda e vai ter 20 anos para recuperar, usando 50% de espécies exóticas."


 Fonte: Folha On Line

ANP suspende atuação da Chevron no Brasil.



A ANP (Agência Nacional do Petróleo) determinou nesta quarta-feira a suspensão das atividades de perfuração da Chevron no Campo de Frade, até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo vazamento de petróleo e restabelecidas as condições de segurança na área. 

A medida significa a suspensão de toda atividade de perfuração da Chevron do Brasil no território nacional.
Novas autorizações só poderão ser concedidas quando as causas do vazamento forem identificadas e as condições de segurança na área de Frade forem restabelecidas, decidiu a diretoria da agência em reunião extraordinária. 
 
A petroleira americana explora 12 poços no campo de Frade, entre eles o que apresenta vazamento de óleo desde o dia 8 de novembro. 

A ANP rejeitou ainda pedido da concessionária para perfurar novo poço no Campo de Frade com o objetivo de atingir o pré-sal. 

A diretoria da agência informou que a perfuração de reservatórios no pré-sal "implicaria riscos de natureza idêntica aos ocorridos no poço que originou o vazamento, maiores e agravados pela maior profundidade".
A medida não alcança as atividades necessárias ao abandono definitivo do poço com vazamento e a restauração das suas condições de segurança, informou a agência. 

A Chevron informou que ainda não foi notificada sobre a decisão, e vai seguir todas as normas e regulamentos do governo brasileiro e suas agências. 

SEGURANÇA
 
O presidente da Chevron no Brasil, George Buck, afirmou nesta quarta-feira que a empresa tomou todas as medidas necessárias de segurança para evitar acidentes e que cumpriu todas as exigências do plano de emergência, uma vez verificado o vazamento no campo de Frade. 

Segundo Buck, a petroleira irá apresentar todas as informações solicitadas, inclusive provas da localização dos navios para conter a mancha de óleo e informações completas sobre o acidente. 

O presidente da petroleira afirmou que houve dificuldade com transmissão de dados por limitação da banda larga da região, motivo pelo qual as primeiras fotos do acidente enviadas pela empresa foram editadas em versões mais compactas. "Todos os segundos de dados estão à disposição e serão fornecidos", disse. 

O executivo reiterou que a primeira preocupação foi tentar interromper o fluxo na fonte do vazamento. O vazamento ainda não foi totalmente estancado. "A Chevron assume total responsabilidade por esse incidente, e vai continuar tomando as medidas necessárias", disse Buck, durante audiência pública na Câmara dos Deputados. 

Buck afirmou ainda que não tem conhecimento de discrepância nos relatórios enviados às autoridades brasileiras, mas disse que a hipótese será investigada. Também afirmou que a empresa tinha todos os equipamentos necessários para conter o vazamento. 

Na mesma audiência, ele pediu desculpas pelo vazamento.

TCU
 
O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu nesta quarta-feira investigar a ANP (Agência Nacional do Petróleo) após o vazamento. 

A auditoria, proposta pelo ministro Raimundo Carreiro, pretende saber se a agência tem ações preventivas de controle para este tipo de vazamento e se está fiscalizando os planos de emergência das petrolíferas. 

Além disso, o tribunal também pediu uma auditoria na Petrobras para saber se ela será ressarcida pelos gastos feitos no apoio à Chevron para controlar o vazamento. 

MULTA
 
O presidente da Petobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta quarta-feira que a multa em caso de acidentes em operações petrolíferas são de responsabilidade do operador, mas que os sócios podem ter de arcar com uma fatia da punição dependendo dos contratos entre as partes. 

Gabrielli não quis relevar se a Petrobras terá que pagar o referente à sua participação no campo de Frade, onde ocorreu o acidente da Chevron há duas semanas, mas ressaltou que o diálogo entre os sócios nas empresas de petróleo é permanente. 

A estatal é sócia da Chevron no campo de Frade. A empresa já foi multada em R$ 50 milhões pelo Ibama, mas pode ter de pagar até R$ 260 milhões em punições. 

PRAIAS
 
O governo do Rio considera haver, ainda, risco de o óleo que vaza na bacia de Campos chegar à costa. Técnicos do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) consideram haver quantidade relevante de óleo em partes mais fundas e que esse material pode se dirigir a praias próximas por meio de correntes marítimas. 

A mudança do clima pode contribuir a isso. Segundo o o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a alteração na direção dos ventos de leste --contrária à costa-- para o sul pode favorecer a aproximação da mancha. 

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse que, como o petróleo que vazou é pesado, pode não subir imediatamente, transformando-se em pelotas que podem ser carregadas para diferentes pontos. 

"Em duas semanas a um mês, há o risco de essas bolas de piche aparecerem em praias de Arraial do Cabo, Macaé [ambas no Rio] e em Ubatuba [SP]."

Fonte: Folha On Line