MPX e OGX anunciam descoberta de gás natural no Maranhão.

A MPX Energia S.A. informou nesta quinta-feira, 12, que a OGX Maranhão identificou a presença de gás no poço OGX-16, na bacia do Parnaíba. Nessa região pode haver uma reserva entre 10 e 15 trilhões de pés cúbicos de gás natural. Esse número corresponde a quase metade das reservas de gás da Bolívia. Segundo as empresas, a descoberta pode aumentar em 25% a capacidade de produção diária de gás natural no Brasil.

A OGX Maranhão - sociedade entre a MPX Energia, da qual o empresário Eike Batista é acionista controlador e presidente do Conselho de Administração, e a OGX - encontrou gás a 1.654 metros de profundidade. O poço foi aberto para fluxo por volta das 5h30 e pouco depois de 10 minutos, a empresa constatou a presença do gás na superfície. A perfuração deve durar até atingir a profundidade de 3.450 metros. O gás foi encontrado a aproximadamente 260km de São Luís (MA). De acordo com as empresas, o potecial da região é altíssimo, onde a OGX Maranhão detém sete blocos, totalizando 21 mil quilômetros quadrados.

Por causa da descobrta, as ações da OGX na Bolsa de Valores de São Paulo subiram nesta quinta-feira. Os papéis da MPX, braço de energia do grupo, fecharam o dia com alta de 8,84%, a R$ 23,89. Os papéis da OGX, de petróleo, tiveram alta de 2,73%.

PNAD: 64,6% dos Maranhenses à beira da fome.

O Maranhão mais uma vez vai sair na frente quando o assunto é pobreza. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios – PNAD, que será divulgada no próximo dia 26, revelará que 64,6% da população maranhense vive o risco de passar fome.

O PNAD sobre segurança alimentar (2004/2009) diz que enquanto Santa Catarina, 85,2% estão dentro da faixa de segurança alimentar, no Maranhão esse “privilégio” se limita a 35,4%; metade da média nacional que é de 69,8%.

Para não dizer que onde não come um, não comem dois, o nosso vizinho estado do Piauí divide o mesmo prato, e são os dois únicos estados nos quais menos de 50% de famílias tem a garantia do que comer todos os dias.

E os governantes ???  Só o Bolsa Família não resolve a situação.